Pastor Maremano Abruzês

Essa é uma raça italiana de inteligentes e vigilantes cachorros, cuja origem se deu no ano de 1951

Vamos mergulhar no universo do considerado melhor amigo do homem e conhecer a raça do Pastor Maremano Abruzês? Pois bem. Essa espécie de cachorros, no passado, era dividia em duas, mas em 1951 passou a ser considerada apenas uma, prevalecendo o atual nome composto.

Sua origem está vinculada aos pastores italianos que por meio desses cães defendiam os seus rebanhos, assim como suas propriedades e territórios. Assim, o Pastor Maremano Abruzês é considerada uma raça de cachorros oriunda na Itália.

Espécie

Considerado modesto, enérgico, aguerrido, inteligente, protecionista e esperto, o Pastor Maremano Abruzês é bastante afetuoso, além de tolerante ao convívio e as traquinagens infantis. Já com desconhecidos, esse tipo de cão, geralmente, prefere o distanciamento.

Os cachorros Maremano Abruzês possuem característica robusta, forte, e com dorso predominantemente reto e enlanguescido. Seu pelo é branco, extenso e com textura áspera e meio ondulada.

As orelhas são discretas e com formato da letra “v”, sem pontas circulares, e com disposição pendente, bem elevadas na cabeça do animal, que é considerada grande e larga.

Com stop timidamente acentuado, esses cachorros têm os olhos na cor marrom escuro ou ocre e possuem uma extensão média. Sua característica principal é manter-se esperto e vigilante.

Composta por uma considerável quantidade de pelos, a cauda da espécie Maremano Abruzês é inserida baixa, tendo extensão que pode atingir até a área abaixo da jarrete, sem possibilidade de existir franja.

O cão estando em situação de repouso, o seu rabo deve estar disposto de forma pendente em relação ao corpo, enquanto que o animal estando em movimento fica alinhada com o dorso do cachorro.

Particularidades

A raça do Pastor Maremano Abruzês não é daquelas espécies de cachorros que se permite ficar em cativeiro dentro de casas ou apartamentos. Esse é um tipo de cão que necessita de espaço para corridas, movimentos e também um alguém que goste de brincar e se envolver com o animal, que o faça sempre companhia.

Locais quentes, com altas temperaturas não fazem o tipo do Maremano Abruzês. Assim, esses cães precisam de locais com sombra, para que possam se proteger dos raios solares.

Recomenda-se ainda, que sempre seus pelos seja escovados, principalmente durante a primavera e outono, estações típicas quando ocorrem as trocas de pelos.

Saúde

Entre as complicações de saúde mais comuns que afetam o Pastor Maremano Abruzês estão problemas nos ossos. Além de coxofemoral, acondroplasia e luxação de rótula.