Pastor de Shetland

Você conhece o Pastor de Shetland? Essa é uma das raças mais inteligentes do mundo! Descubra mais sobre ele aqui.

Entre todas as raças de cachorros existentes, o pastor de Shetland (também conhecido apenas como Sheltie, ou ainda Mini-collie por ser parecido com o Collie) está entre uma das 10 raças mais inteligente do mundo. Sendo bastante amistoso e fiel aos seus donos, gosta de agradar sua família e é facilmente adestrado.

O cão, no entanto, costuma latir bastante pois tem característica de um cão pastor. O cachorro dessa raça é pertencente à família dos cães de pastoreio, usados na pecuária e nos cuidados com ovelhas. É originário da Escócia, mais especificamente das Ilhas de Shetland, de onde veio o seu nome.

Origem

Estudiosos dizem que a raça Pastor Shetland foi originada através de outros tipos de pastores da Escócia, que por sua vez tinham parentesco com a raça Collie e Border Collie. Ele tem esse nome porque sua criação se deu nas ilhas de Shetland e por causa do tamanho, os cães eram considerados raça de pequeno porte, chegando a medir cerca de 45 centímetros de altura.

Na época de seu surgimento, a região da Escócia favorecia à existência de um gado com um porte menor, pois a vegetação era escassa. Os campos tinham poucas cercas e os criadores de gado necessitavam de cachorros do tipo pastor para controlarem as boiadas, evitando que os mesmos chegassem até às plantações. Consequentemente a raça de cachorro poderia ser também proporcionalmente menor.

Esses cachorros além de pastorear o gado, também eram responsáveis pelo pastoril de ovelhas, galinhas e pôneis. Os filhotes da raça foram levados para serem criados na Inglaterra, ainda com o nome de “toonie dogs”, algo como “cães de fazenda”.

Somente passaram a ser chamados como Shetland Collies em torno de 1906, quando começaram a ser expostos. Depois disso, foi mudado para Pastor de Shetland. Hoje, o cão é mais conhecido por seu apelido “sheltie” do que pelo próprio nome da raça, e devido a todas suas características é umas das raças mais populares do planeta.

Características

O cão Pastor de Shetland possuem uma pelagem longa e muito macia, a camada de pelo de baixo é macia e possui ainda uma farta pelagem na região próximo do pescoço e peito uma espécie de juba, dando mais charme e beleza à raça.

Por seus antecedentes serem da raça Collie, o pastor Shetland parece um collie em miniatura. Os contornos dos olhos, assim como os lábios, são pretos, e sua coloração dos olhos pode variar entre castanho escuro ou amendoados – na maioria das vezes – e em raras ocasiões possui olhos azuis ou manchados de azuis.

A pelagem pode ser bicolor, em preto e branco, tricolor, em preto, branco e castanho, azul merle e marta. Sua cabeça tem um formato comprido, assim como seu focinho. A ponto do focinho, o contorno dos olhos e os lábios dessa ração geralmente é de coloração preta.

Como é um cão de pequeno porte, o macho adulto tem como altura ideal 37 cm, enquanto a fêmea 35,5 cm. O peso é de, em média, 4 kg para as fêmeas e 7 kg para os machos quando adultos. É um animal bastante ativo e ágil, estando sempre em alerta.

Temperamento

O Pastor de Shetland está entre os 10 cães mais inteligentes de todas as raças do mundo, ocupando a 6ª posição. Além disso, tem um temperamento bastante amigável com outros cães e outros animais, mas não é nada amigável com estranhos, sendo um excelente guarda. Além disso, é muito sensível e fiel aos seus donos.

O “Sheltie” é uma raça que aprende facilmente os comandos e adora estar com as pessoas, são calmos com crianças, companheiros, afetuosos, leais e brincalhões. Por aprender facilmente os comandos, são fáceis de adestrar e várias famílias adotam o cãozinho por esse motivo.

Cuidados

Por ser um animal bastante animado e cheio de energia, o cão Pastor Shetland precisa fazer caminhadas longas ou corridas curtas, e brincar muito com seus donos. Por se apegado a família, deve ser tratado dentro de casa e sua pelagem merece uma atenção especial por ser longa, tendo que ser escovada a cada dois dias.

O cão pode se adaptar tanto ao calor quanto ao frio, mas exige muitos cuidados com a sua higiene e saúde. O pastor de Shetland tem tendência a ter dermatomiosite, também deve-se atentar à CEA, atrofia progressiva da retina, triquíasde, catarata, hemofilia, doença de Legg-Perthes, luxação da patela, PDA, surdez, epilepsia, entre outros.

Devido à tendência de miniaturização do cão, os riscos de fraturas nas pernas são altos, assim como anomalia ocular. Sua expectativa de vida, no entanto, é entre 12 e 14 anos, sendo um cão saudável na maioria das vezes.

*Com colaboração de Lia Vieira.