, , ,

Malamute do Alasca – Saiba tudo sobre esta raça

Conhecido como o maior e mais antigo cão de trenó do Ártico, o malamute do Alasca é forte e resistente. Originalmente criado para carregar grandes cargas em distâncias longas, hoje é também um excelente cão de companhia. Adorada na América do Norte, essa raça agora vem conquistando muitos lares da Europa.

O cachorro dessa raça é altamente adaptado ao ambiente em que nasceu, não só a pelagem dupla e densa, mas também a vontade de trabalhar puxando trenós. Por esta razão, é importante que o tutor tenha paciência e experiência para cuidar e treinar o malamute do Alasca.

Temperamento e personalidade do malamute do Alasca

Esta raça é adorável, porém precisa de treinamentos firmes para se tornar equilibrada. Isto tudo porque o malamute do Alasca possui um temperamento independente, implicando em uma certa resistência a atender durante um adestramento. Neste caso, é um cão indicado para tutores que já tenham experiência na criação de animais.

O malamute do Alasca possui um temperamento independente e por isso apresenta resistência ao adestramento

Por ser muito ativo, essa cão precisa de exercícios físicos diários (Foto: depositphotos)

Donos principiantes podem ter sérios problemas ao tentar treinar um malamute, uma vez que esta raça detém uma personalidade distinta, dominante, firme e determinada. Assim, este cão pode aproveitar-se de qualquer fraqueza do tutor para tentar controlar hierarquicamente o lar.

Ao mesmo tempo, se for adestrado desde cedo, este cachorro pode ser carinhoso, leal e brincalhão. Amigável até mesmo com estranhos, o malamute do Alasca torna-se um excelente companheiro para as famílias.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um malamute do Alasca?

A venda de malamute do Alasca no Brasil é ainda tímida, mas alguns criadores ainda tentam fazer essa comercialização. Com relação aos preços, eles podem variar entre R$ 2.500 a R$ 4 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Um cachorro desta raça não deve viver em apartamento, devido ao alto nível de energia que ele possui. Se for viver em lugares pequenos, o pet pode se tornar destrutivo e apresentar um comportamento inquieto. Lares com quintais são opções mais saudáveis para esse animal.

3. É um bom companheiro para crianças?

Mesmo sendo um cão afável, o malamute é muito forte e não deve ser deixado com crianças muito pequenas. No entanto, na presença do tutor é possível deixá-los juntos. É ainda um ótimo amigo para as crianças mais velhas.

4. Malamute do Alasca late muito?

Esta raça não costuma latir, mas em contrapartida faz muito barulho ao uivar ou fazendo vocalizações estranhas. Portanto, é possível ressaltar que ele não é um cão silencioso.