Laika

A raça denominada laika possui três variações, que possuem praticamente as mesmas características: são firmes, leves e muito fortes


A raça denominada laika possui três variações de cães, mas que possuem praticamente as mesmas características. São animais firmes, relativamente leves e muito fortes.

Usados para puxar trenós e para a caça. Originados na Rússia, essa linhagem foi criada no século XIX e ainda são geneticamente próximos ao lobo. Fazem parte desse grupo o Laika da Sibéria Oriental, Laika da Sibéria Ocidental e o Laika Russo Europeu. Apesar de serem definidas pelas habilidades de trabalho e pelo físico, a essência desses cães é a mesma, tendo como principal característica a fidelidade ao dono.

História da raça

Cada uma das tipificações da raça surgiu de um determinado lugar. O Laika da Sibéria Oriental vem das florestas do leste do país, enquanto o Ocidental tem seu surgimento descrito nas regiões situadas no norte dos Urais.

A raça denominada laika possui três variações, que possuem praticamente as mesmas características: são firmes, leves e muito fortes.

Foto: depositphotos

Já o Laika Russo Europeu é originário da região mais setentrional da Europa, principalmente na parte central da Rússia. O nome laika, deriva da palavra russa lajti, que quer dizer “late”, uma das características mais marcantes dessa raça, uma vez que no período da caça com o tutor, os cães latem até a chegada do caçador perto da caça, facilitando esse processo.

A raça na história

A raça laika possui um momento histórico na humanidade, tendo em vista que o primeiro ser vivo enviado ao espaço foi uma cadela dessa linhagem. A época da Guerra Fria, marcada pela corrida espacial, fez com que a União Soviética, atual Rússia, saísse na frente dos Estados Unidos da América enviando para o espaço a cadela laika que vivia abandonada nas ruas de Moscou. Infelizmente, o animal morreu cerca de cinco ou sete horas depois do lançamento.

Características físicas

De acordo com o veterinário canadense Bruce Fogle, no livro “Cães: guia ilustrador Zahar”, os cães das raças laika são considerados de grande porte, podendo variar de 56 a 64 centímetros de tamanho e pesar de 18 a 23 quilos. São cães muito peludos, ideais para lugares frios, mas eles também se adaptam muito bem a mudança de temperatura. Outras características comuns entre essas espécies são o fato de que elas possuem as orelhas pequenas, pontiagudas, cobertas com pelos impermeáveis por fora e por dentro, e que tem um adestramento difícil.

Laika da Sibéria Oriental

As cores dessa linhagem são características peculiares. Pode-se encontrar com a pelagem marta sólido, vermelho ou marrom de qualquer tom, cinza, preto e branco. O pescoço musculoso dá força ao cão para segurar animais durante ataque. Eles ainda possuem pelo médio-curto, sub pelo denso e impermeável, além de patas grossas com isolamento térmico.

Laika da Sibéria Ocidental

Esse é considerado o laika mais popular de todos os tempos, tento em vista as suas potenciais habilidades. Podem ser encontrados na cor branca, vermelha pálida, cinza e preta. Esses cães também possuem como característica a pelagem dupla, curta e densa. Bem como a pele grossa cobrindo as pernas de boa ossatura e um sub pelo denso, ideal para manter o corpo quentinho.

Laika Ruso Europeu

Ideal para o trabalho, os cães deste seguimento possuem ombros musculosos inclinados para a frente. Além disso a cauda que é bem enrolada, desenrola quando o cão relaxa. Só são encontrados na cor preta e branca, possuem olhos pequenos, marrons, intenso e impulsivo.

Temperamento dos cães

Os animais que integram a raça laika são muito protetores, tanto do seu próprio espaço quanto do dono. São fieis a uma pessoa e quando adestrados por essa, obedecem extremamente suas ordens. Os cães são muito apegados ao tutor e o acompanha sempre. Apesar de serem guardiões, possuem um temperamento equilibrado e só atacam se sentirem uma ameaça muito forte.

Como são cães de caça, devem estar sempre em movimento, sendo assim muito atléticos. São muito animados e espertos, estando sempre de prontidão. E assim como todos os animais merecem muito amor e atenção.

 

Veja galeria de fotos:


Informar erro