Komondor

Conheça essa raça peculiar de cachorro que possui uma estranha pelagem longa e emaranhada

Conheça um pouco mais sobre essa raça peculiar de cachorros que possui essa impressionante pelagem espessa e com longos emaranhados. Apesar de parecer que fizeram dreadlocks nos seus pelos, os emaranhados se formaram de maneira natural.

Características do Komondor

• Origem: Hungria;
  • Tamanho médio: no mínimo 65 cm a fêmea e no mínimo 70 cm o macho;
  • Peso médio: 40-50 kg a fêmea, e 50-60 kg o macho;
  • Família: cães pastores
  • Expectativa de vida: 12-15 anos.

Esse cão é muito procurado por sua beleza para ser animal de companhia, porém, essa raça é muito rústica e não se adapta com facilidade à vida na cidade, muito menos dentro de casa. Eles preferem viver em fazendas, já que sua principal função de origem é pastorear – pois os seus pelos o deixam parecido com ovelhas e faz com que ele passe despercebido pelos lobos e ursos enquanto cuida do rebanho. Ele é um maravilhoso cão de guarda e muito protetor, durante o dia fica deitado olhando tudo, e durante a noite fica rondando a propriedade sem parar, checando se está tudo ok. Porém, deve ser adestrado desde cedo, pois além de ser um pouco difícil de treinar, é uma raça muito dominadora e com temperamento difícil. Precisa de donos firmes e seguros que saibam adestra-lo e manter obediente, caso contrário ele se torna um cão perigoso. Apesar disso, é uma raça bastante brincalhona e apegada ao dono. Não é muito aberto a outros cachorros ou estranhos, mas é bastante amigável com outros animais de estimação.

Cuidados com o Komondor

Como já é de se esperar, por causa de sua densa pelagem, essa raça não é nem um pouco tolerante ao calor e precisa viver em lugares bem frios. Possui um nível de energia moderado, e por isso também precisa de uma quantidade moderada de exercícios diários. Natação não é uma boa ideia para essa raça, considerando o tempo que demora para se secar. Já a aparência dele precisa de cuidados frequentes. É necessário estar regulamente mantendo separados os cachos do pelo, para assim eles possam manter a forma, e se torne mais fácil tirar as sujeiras que tendem a se esconder no meio de tanto pelo. Geralmente, um filhote demora em torno de 2 anos para que seus cachos sejam formados. Na hora do banho é necessário da uma atenção bem especial, pois existem áreas tão escondidas pela pelagem que com dificuldade se mantêm limpas e muitas vezes passam despercebidas na hora do banho.

Origem da raça Komondor

Esses cães engraçados surgiram na Hungria, apesar de possuírem uma origem incerta. Especula-se que eles tenham pertencido a um povo antigo húngaro chamado magiares, que os utilizavam para pastoreio de ovelhas. É descendente do mastim tibetano, e especula-se que foi levado para a Hungria no século IX por um povo chamado cumanos, já que o nome Komondor significa em húngaro “pertence aos cumanos”. Por causa de sua grande bravura, foi adotado como cão de guarda, e é muito utilizado ainda nos dias atuais para essa função.