Grifo de Caça Tcheco

O cão da raça Grifo de Caça Tcheco, conhecido também como Cesky Fousek e Barbudo Tcheco, é bastante robusto, rústico e resistente. É utilizado como caçador multifuncional, desde a década de 1800.

Nascido na Boêmia, na República Tcheca, é um cachorro polivalente tem excelentes qualidades para a caça nas florestas e nos pântanos, além disso, caça tranquilamente ratos e camundongos da casa.

Características físicas

• Tamanho médio: o macho varia de 60 a 66 cm e a fêmea de 58 a 62 cm;
  • Peso: o macho varia de 28 a 34 kg e a fêmea de 22 a 28 kg;
  • É marcado fortemente por um andar nobre e por conter uma barbicha em volta do focinho.

Sua caixa torácica é arqueada e organizada proporcionalmente em todo o seu comprimento. Possui o ventre esgalgado, que permite movimentos corretos e agilidade, sem dar a impressão de ser um cão muito magro. O lombo é proporcional, amplo e arqueado, já sua garupa é sutilmente inclinada para baixo, larga e longa.

A cauda permanece sempre na horizontal ou levemente elevada. Quando a cauda for cortada deve ser em torno de três quintos de seu comprimento, no entanto, não é comum realizarem o procedimento de corte de cauda.

Pelagem constituída por três tipos

• Subpelagem suave e densa, com 1,5 cm. Perde-se boa parte da pelagem durante o verão;
  • Pelo de 3 a 4 cm, duro e áspero;
  • Pelo de 5 a 7 cm, duro, reto e não atinge o peitoral do animal.

Sua pelagem grossa e dura permite que o cão desta raça entre facilmente em águas frias.

Cor

É encontrado nas cores ruão escuro com manchas castanhas; castanho com manchas no peitoral e na parte inferior dos membros; e em tons variados de castanho sem qualquer marcação.

Temperamento do Grifo de Caça Tcheco

O cachorro desta raça é apaixonado pelo seu dono, afetuoso, gosta muito de demonstrar e receber carinho. Convive facilmente com várias pessoas e se for adaptado desde novo, convive facilmente com outros cães.

O Grifo de Caça Tcheco é forte e resistente, adora correr e por isso, necessita ter muito espaço para realizar suas corridas. Não é recomendado para pessoas que vivem em apartamentos.

Adora passear e, principalmente, caçar. É paciente com crianças de todas as idades. Através de seu comportamento maleável é possível adestrá-lo facilmente quando jovem, do contrário a educação depois de adulto terá que ser firme.