, , ,

Golden retriever – Saiba tudo sobre esta raça

Desenvolvido inicialmente para a caça, o golden retriever caiu no gosto popular devido as suas características amigáveis. Desde a sua origem que a raça convive com pessoas, por isso que são ótimos companheiros para as famílias.

Atualmente, ocupa o terceiro lugar na lista de cães mais populares desenvolvida pela American Kennel Club (AKC). Além de ser um cão trabalhador, o golden também atua como cão de assistência, de terapia, policial e até mesmo como rastreador.

Temperamento e personalidade do golden retriever

Com um temperamento equilibrado, o golden retriever é um cachorro de boas características. Trata-se de um cão muito alegre, cheio de vida, extremamente dócil, paciente e gentil. Por estas razões são excelentes companheiros para as crianças e se dá muito bem com outros animais de estimação.

É importante que o tutor aproveite o tempo livre para oferecer esse tipo de divertimento ao golden retriever

Os cães dessa raça são inteligentes, amigáveis e devotados a fazer o tutor feliz (Foto: depositphotos)

O golden é um animal que parece estar sempre sorrindo, pois exibe uma expressão animada. Possui uma personalidade alerta, mas não agressiva, é autoconfiante e ao mesmo tempo ansioso. Ainda é possível dizer que a raça é inteligente, amigável e devotada a fazer o tutor feliz.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um golden retriever?

Em média, o preço dos filhotes de golden retriever pode variar entre R$ 1.500 a R$ 3.500. O valor exato vai depender da região onde o cachorro está. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Este cão é muito ativo, enérgico e adora brincar com o tutor, mesmo assim pode ser criado em apartamento, tendo em vista que é uma raça adaptável aos diversos ambientes. Vale ressaltar que não é o tamanho da casa que vai definir se você pode ou não ter um golden, mas sim o tempo livre que o tutor dispõe para realizar passeios, brincadeiras etc.

3. É um bom companheiro para crianças?

Ideal para crescer ao lado de crianças, desde muito pequenas. Além de ser um cachorro bondoso e leal, esse retriever é afetuoso e extremamente carinhoso com toda a família.

4. Golden retriever late muito?

Trata-se de um cachorro bastante barulhento, podendo usar a voz tanto para chamar o tutor para brincar como também para avisar sober algo estranho. Faz mais barulho quando é filhote, mas nada que um treino não resolva esta questão.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Amigável, companheiro leal e muito afetuoso. Com essas características, o cão desta raça não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Prefere a companhia do tutor e estar com a família reunida são duas das situações preferidas deste cãozinho.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem do golden pode oferecer muito trabalho para o dono, pois precisa ser escovada todos os dias. Isso ocorre porque o pelo desta raça tende a cair com muita frequência em todas as épocas do ano, principalmente na primavera.

Comportamento do golden retriever

Por ter sido criado para caçar, ainda hoje o golden é muito ativo. Adora brincadeiras onde é necessário buscar coisas com a boca, como a bolinha ou o disco. Sendo assim, é importante que o tutor aproveite o tempo livre para oferecer esse tipo de divertimento ao animal.