Galgo escocês

Também chamado de Deerhound, este cãozinho é super inteligente e altamente indicado como cão de guarda

O galgo escocês é conhecido também como deerhound, é uma raça que teve sua origem na Inglaterra mas se desenvolveu por completo quando chegou até a Escócia. Os pesquisadores dizem que os marinheiros fenícios teriam trazido ancestrais do cão para Escócia. O galgo escocês é uma raça antiga, tanto que existem registros da raça desde a Idade Média.

É considerado um cachorro de porte elegante e ótimo caçador de cervos, na Idade Média nenhum cidadão com o título inferior ao de Conde poderia possuir um cão da raça galgo escocês. Por volta do século XVII a raça quase desapareceu com a diminuição de cães de porte grande, porém através de criadores ingleses em 1820 a raça foi mantida e salva.

Qualidades, características e como cuidar do galgo escocês

É uma raça caçadora, forte, ágil e com seu porte grande é capaz de derrubar animais maiores que ele mesmo. Uma raça que gosta de ser parceiro de seu dono, é também fortemente carinhoso e manso com familiares e desconhecidos, outra característica é que estes cães adoram crianças. Cães desta raça latem pouco, são tranquilos e necessitam de um grande espaço para correr e gastar energias diariamente.

Os cães da raça deerhound não são recomendados para serem cães de guarda por serem de um modo geral, indiferentes com pessoas estranhas, outra característica é que o cão desta raça é muito inteligente, porém não é muito obediente, em muitos casos recomenda-se que o dono tenha paciência em educar ou que busque realizar o adestramento do animal.

Os machos chegam a ter a altura de 76 cm e pesam cerca de 45,5 kg, já as fêmeas possuem a altura média de 71 cm e pesam por volta de 36,5 kg. Têm como característica marcante a cabeça larga na altura das orelhas, que vai se afinando gradativamente ao focinho pontudo de fino. O cão tem o pelo duro de tamanho médio, que precisa ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos e poeira, recomenda-se também o uso de escova de dente própria para cães evitando assim o acumulo de tártaro.

Saúde do galgo escocês

Os cachorros desta raça precisam praticar exercícios físicos diariamente, precisam de bastante contato humano, e para evitar que o cachorro desta raça adquira calos, uma ótima dica é adquirir uma cama macia para o cão. O galgo escocês é sensível a anestesia e possui uma expectativa de vida média, de 8 a 10 anos.