Galgo de ibiza

Famoso por ser descendente do Cão dos Faraós, atualmente esta raça é bastante popular no sul da França


O cachorro da raça galgo de ibiza possui origens antigas, mais precisamente das ilhas Baleares no mar Mediterrâneo, de Ibiza e de Maiorca na Espanha. É um cão de temperamento alegre e muito brincalhão, aprecia muito estar na companhia de seu dono e se dá muito bem com crianças. É considerado um ótimo caçador e possui uma característica rara, é uma das poucas raças que latem pouco.

Origem

Sua origem veio das ilhas Baleares no mar Mediterrâneo, de Ibiza e de Maiorca na Espanha. Lá o cão também é conhecido como Charnigue ou Çá Evissec. É conhecido por ser descendente do Cão dos Faraós, atualmente esta raça é muito popular no sul da França.

Características

O galgo de Ibiza tem como país de origem a Espanha, pode ser criado tanto para ser um cão de caça como apenas um amigo para ser companheiro de seu dono ou de toda a família.

Possui porte grande, e apresenta dois tipos de pelagem, sendo:

– Pelo curto, fino, porém denso.
– Pelo semilongo, duro, áspero e espesso.

Pode ser encontrado nas cores: castanho claro, rajado com tons escuros, preto, pintado em tons de preto, canela, amarelo, vermelho e branco.  Sua altura pode variar entre machos e fêmeas de 66 cm a 72 cm. Seu peso é por volta de 19 kg a 23 kg. O galgo de ibiza possui uma expectativa de vida que varia de 12 a 14 anos de idade.

Criação para a caça e para o lazer doméstico

Quando o cão desta raça é criado para a caça, apresenta perfeitas condições físicas para o feito desta atividade. É um cão resistente, rápido, com faro aguçado, facilitando na caça de pequenos animais. O cão desta raça utiliza muito mais o faro e a audição do que a visão na hora de caçar.

Já a sua criação como forma de cão de companhia é bastante exemplar, o galgo de ibiza é muito inteligente, carinhoso e curioso, seu adestramento pode ser realizado com muita facilidade, inclusive na fase adulta.

Adora brincar com criança, se adapta facilmente a cães de raças diversas, é bastante independente e fiel ao seu dono.

Atividades físicas

É uma raça atlética e por isso adora correr e praticar exercícios físicos, inclusive na água, como por exemplo, natação. Adora brincar com bolinha, de esconde-esconde (com seu dono), e não dispensa uma passeada pela rua.

Saúde

Esta raça não apresenta problemas de genética, muito comuns em outras raças. Um problema muito citado nos cães Galgo de Ibiza é o cancro, um problema neurológico que pode levar a morte. Qualquer suspeita de sintoma de dor ou mudança de comportamento é importante levar o cão ao veterinário.

Galeria de fotos


Reportar erro