Foxhound inglês

Esta uma raça desenvolvida para a caça na Inglaterra. Tem pelos curtos e focinho comprido


A raça conhecida como Foxhound inglês tem muitas características positivas como companheirismo e animação. Originário da Inglaterra, o cão dessa raça existe há muitos séculos, sendo adorado por sua habilidade em farejar e a determinação em caçar, afinal foi para isso que foram criados: cães de caça seguros e versáteis. Em alguns lugares, o cão ainda é usado para esses fins, mas também é considerado um excelente cão companheiro e doméstico.

Foi desenvolvido para a caça em torno do ano de 1800 quando mais de 250 matilhas destes cães eram usados para esse propósito. Os mestres mantinham cuidadosos registros dos cruzamentos mantendo a linhagem e seus instintos sempre iguais. Essa raça, no entanto, somente foi aceita no ano de 1964 pela FCI e até os dias de hoje vem sendo registradas cuidadosamente pelos Mestres dos Foxhounds.

Características físicas e psicológicas

Os cães dessa raça são de porte médio e um porte atlético. Com pelos curtos e normalmente tricolores – branco, castanho e preto –, ou bicolores – branco e castanho –, o cão possui a cabeça mais larga e plana e um focinho mais comprido com formato meio quadrado. As orelhas são altas e o couro fica pendente ao lado da cabeça, e suas pernas são fortes.

A fêmea pode ter entre 58 e 64 cm e pesar entre 30 e 33 kg, sem haver grandes diferenças de tamanho com os machos. Seu nível de energia é extremamente alto, exigindo passeios e brincadeiras frequentes. É amigável com outros cães, com outros animais e um excelente cão de guarda.

Cães muito fiéis, pacientes e gentis, os Foxhounds ingleses são excelentes companhias para crianças. No entanto, podem demonstrar bastante teimosia e cabeça dura dependendo da situação. Estes podem ser facilmente treinados para caçar em terrenos diversos de caça, sendo sempre eficazes para este fim.

Cuidados

É preciso, no entanto, tomar alguns – poucos e simples – cuidados específicos com os cães dessa raça. Relativamente fácil de cuidar, o cão precisa ser escovado e receber um bom banho ocasionalmente. Mas se você for morar em apartamento, este não é o cão ideal, pois ele tem muita energia e precisa de espaço para correr livremente e consumir ar fresco a vontade.

É essencial que sejam treinados, pois eles tem instintos de trabalhar em matilha e podem ser muito teimosos caso não passem por treinamentos. A saúde é estável, apresentando poucos problemas genéticos de saúde, e sua estimativa de vida é de até 10 anos sem grandes problemas.

Galeria de fotos


Reportar erro