Cocker Spaniel Inglês

Alegre, dócil e muito carinhoso. Este cão adora estar com a família para brincar e receber carinho

O cocker spaniel inglês é uma raça muito conhecida e popular em nosso país. Presente em muitos lares brasileiros, essa raça é muito afetuosa, dócil, alegre e ativa. Essa raça também se destaca na caça, onde tem vantagem na locomoção e olfato. Conheça agora mais um pouco sobre esses cães que conquistam mais lares a cada dia.

Origem da raça

Essa raça vem da família Spaniel, que reúne um dos maiores e mais especializados grupos de cães. Podemos encontrar relatos em documentos em que essa raça canina é mencionada há quase 500 anos. Os spaniels foram desenvolvidos para a caça de aves específicas em regiões bastante frias da Europa, por isso, eles apresentam a pelagem densa e as orelhas compridas.

De início, o cocker spaniel era dividido em dois tipos, os que trabalhavam na terra e os que trabalhavam na água. Esses dois tipos, que eram conhecidos como cocker spaniel Inglês (cães menores) e springer spaneil inglês (cachorros maiores e mais pesados), eram considerados da mesma classe, até que após um tempo essas duas raças foram separadas.

O cocker spaniel possui habilidades para a caça, e é um cão muito popular desde tempos bem antigos. Essa raça possui ainda dois tipos, o cocker spaniel inglês e o americano, porém mesmo o americano tendo muita popularidade na América, em todo o mundo o mais popular e conhecido é o cocker spaniel Inglês, que geralmente é chamado apenas de “cocker spaniel”. Essa raça começa a surgir da família spaniel no início do século XIX, no entanto, até 1936 os cockers Inglês e o Americano eram apresentados juntos. Com a criação do English Cocker Spaniel Club of America, o cruzamento entre os dois tipos de cockers passou a ser desaconselhado e, em 1946, o cocker inglês foi reconhecido como uma raça original.

Temperamento padrão

Sempre abanando a cauda, esse cão se destaca pelo seu jeito brincalhão e alegre. É robusto, esportivo, bem equilibrado, possui um instinto caçador nato e precisa de muito exercício. O cocker spaniel inglês é muito carinhoso, expressivo, dócil, leal e sensível. É muito ligado ao dono, gosta de estar sempre perto da sua família humana e é bastante sociável, geralmente educado com todos e pacífico com outros animais de estimação. Devido a essa grande ligação emocional, alguns cockers estarão sempre pedindo atenção dos donos e nunca serão suficientemente independentes. Por este motivo, é preciso ensiná-los desde cedo a ficar sozinhos de vez em quando, uma vez que, do contrário, poderão latir em excesso e apresentar mau comportamento, destruindo coisas. Os cães dessa raça podem ser bem treinados com petiscos como recompensa e elogios.

Os pets dessa espécie também são teimosos, resistentes e corajosos, donos de um faro apurado, podendo ser ótimos para caçar nas florestas e pântanos.

Características físicas

Essa raça possui um focinho quadrado e largo, os seus olhos são grandes e expressam facilmente sua inteligência e doçura. Suas orelhas se apresentam em forma lobular, na altura dos olhos e é coberta por longos pelos que são bem lisos e sedosos. Sua cor pode ser marrom ou marrom escura e a cor dos seus olhos varia de acordo com a cor dos seus pelos, há sempre uma harmonia com a cor dos olhos e da pelagem.

Seus pelos são lisos e sedosos, nunca apresentam aspecto duro, aramado e nem ondulado. Possuem franjas longas nos membros anteriores, no corpo e acima dos jarretes. Sua altura fica entre 39 e 41 centímetros para os machos e entre 38 e 40 centímetros para fêmeas. O peso dessa raça fica entre 12,5 e 14,5 quilos.

Cuidados

Esse cão precisa passear ao ar livre diariamente, é aconselhável que esses passeios sejam feitos com coleira ou com muitas atividades no quintal. Por ser muito sociável, ele geralmente vive melhor estando dentro de casa e brincando ao ar livre, em um espaço externo e seguro para exercitar-se livremente.

Quando seu pelo tem tamanho médio, o ideal é que seja escovado de duas a três vezes por semana. É preciso ter atenção à higiene de suas orelhas, por serem grandes, devem ser limpas toda semana. Além desses cuidados, a cada dois meses também devem ser feitos aparos na região da cabeça e cortes ao redor dos pés e da cauda.

Entre os principais cuidados que se deve ter quanto à saúde desse cão diz respeito aos seus olhos, pois essa raça possui facilidade em adquirir atrofia progressiva da retina. Por isso, é preciso ter atenção à alimentação e higiene dele, e caso perceba qualquer alteração no comportamento o ideal é levá-lo ao veterinário.

Outros problemas de saúde que podem atingir os exemplares dessa raça são glaucoma, catarata, displasia de quadril, nefropatia familiar e cardiomiopatia. Para acompanhar adequadamente a saúde desse cão, é indicado realizar exames de audição, olhos e quadril. A expectativa de vida do cocker inglês é de 12 a 14 anos de idade.

*Com a colaboração de Débora Vieira