Cocker Spaniel Americano

Este é um cão divertido e que adora correr. O Cocker é brincalhão, inteligente e muito carinhoso


O cão da raça Cocker Spaniel Americano é um dos exemplares de cães mais bonitos, encantadores e simpáticos, talvez seja por isso que a raça é a mais registrada nos Estados Unidos. É o cão ideal para pessoas que buscam por pequeno porte. Esses animais conseguem se adaptar muito bem tanto em apartamentos, quanto em casas. No entanto são cães carentes e por isso adoram receber cafuné de seu dono, além de muita atenção.

Assim como qualquer cão de raça, o Cocker Spaniel Americano exige alguns cuidados e possui características individuais. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a raça encantadora.

Início da raça: Spaniel

No início da história da raça existiam apenas os spaniels, estes foram desenvolvidos para caçar aves específicas em determinadas regiões europeias de bastante frio, por esse motivo possuem a pelagem densa, com orelhas compridas para proteger os ouvidos dos tiros de espingardas.

A medida que o caçador foi se especializando em determinados terrenos, lugares e países, a raça também foi mudando de localização e consequentemente foi se modificando (mudanças genéticas).

Separação: Cocker Spaniel e Spring Spaniel

Os Spaniels possuíam várias cores e tamanhos (não eram muito semelhantes), a partir daí iniciou-se uma separação onde eram chamados de Cockers Spaniels os cães menores e de Spring Spaniels os cães maiores e mais pesados.

Com a ida de alguns europeus aos Estados Unidos, eles levaram alguns Cockers Spaniels e a partir daí se iniciou as mudanças em busca da criação e desenvolvimento do Americano.

História

O Cocker Americano teve sua origem nos Estados Unidos. Sua história se confundiu com a do Inglês até o final do século XX. Após este período a raça teve a sua própria evolução.

A raça foi desenvolvida para ser um Cocker Spaniel perfeito, ou seja, um caçador completo e eficiente. Esta exigência influenciou inclusive, no desenvolvimento do tamanho da raça, afinal o spaniel americano precisava ter o tamanho menor (para facilitar a caça em pântanos), além de serem mais práticos para o transporte em barcos.

Por isso, o Cocker Spaniel Americano é menor que o seu primo, o Cocker Spaniel Inglês. Além disso, é possível encontrar várias diferenças entre ambas as raças, tais como: O Cocker Spaniel Americano possui o focinho mais arrebitado com o objetivo de diminuir o esforço ao carregar uma presa abocanhada. Além disso, sua pelagem se tornou mais longa e densa.

Tantas foram as mudanças que no ano de 1936 o American Canil Club reconheceu o Spaniel Americano e o Spaniel Inglês como raças diferentes.

Características físicas

  • Pesam entre 10 a 13 quilos;
  • Altura do macho: 39 centímetros;
  • Altura da fêmea: 35 centímetros;
  • Pelagem: pelos duplos, levemente ondulados e sedosos. Nas pernas, barriga, orelhas e peito o pelo é longo e franjado. Na cabeça o pelo é fino e curto;
  • Cores de pelagem: dourado, preto, chocolate, chocolate e castanho e branco com qualquer cor sólida;
  • Suas orelhas são longas, franjadas e posicionadas na altura dos olhos ou abaixo deles;
  • O crânio é em formato redondo, focinho curto, lábios pendentes e olhos redondos de cor marrom e mel;
  • Expectativa de vida: 12 anos.

Doenças mais comuns

  • Infecções nos ouvidos e olhos;
  • Atrofia de retina;
  • Catarata;
  • Doenças autoimunes;
  • Displasia coxofemoral;
  • Luxação de rótula.

Tendência à obesidade

É importante cuidar muito bem da alimentação desta raça, pois tem fortes tendências à obesidade. Apesar do Cocker Spaniel Americano adorar uma brincadeira, também adora se alimentar bem, por isso, realize passeios e brincadeiras diárias com o animal. Busque uma ração de qualidade indicada pelo médico veterinário e não dê comida humana para o cão.

Personalidade

São cães inteligentes, brincalhões, agitados, extrovertidos, ciumentos, carentes e bem sociáveis. Passam a maior parte do tempo de bom humor e adoram correr. Os cães dessa raça são dóceis, afetuosos e bastante carinhosos. Se alimentam muito bem e adoram dormir depois das refeições.

É uma das raças mais recomendadas para fazer companhia para idosos, crianças e adolescentes, adoram se divertir e passear. Por ser uma raça bastante dependente é contraindicada para pessoas que passam muito tempo fora de casa ou em viagens. A ausência prolongada dos donos deixa o Spaniel Americano muito triste.

Adestrado com facilidade

Por ter ancestrais utilizados para a caça (tendo que aprender códigos) de forma rápida, o Cocker Spaniel Americano manteve suas características genéticas do passado. Por possuir um excelente olfato, o dono não deve estranhar caso seja presenteado com um pássaro ou rato na boca de seu cão.

Curiosidades

A raça ficou muito popular através do filme “A Dama e o Vagabundo”, de 1955, pelos estúdios Disney, através da cadelinha chamada Dama. No Brasil, a raça ganhou mais destaque através da apresentação do programa de televisão TV Colosso, que dava destaque em sua vinheta a um cão da raça Cocker Spaniel Americano.

Galeria de fotos


Reportar erro