Cão d’água frison

Este é um cão de vigilância, sendo reservado, corajoso e às vezes agressivo com estranhos


O cão d’água frison é originário da Frísia, um condado na fronteira noroeste da Holanda. Datado do século XVII ou até mesmo antes, o surgimento da raça está diretamente relacionado aos cães “genéricos” d’água europeus. Era usado, inicialmente, como caçador de lontras e nos dias atuais, mesmo sem lontras, é usado como levantador de caça. Procura a presa e indica sua presença ao seu tutor, mas também busca a caça abatida, tanto na água quanto na terra.

Características

Antigo caçador de lontras, o cão d’água frison é um cão de água neerlandês muito ativo e corajoso. Em alguns momentos, o cão pode ser agressivo e reservado com estranhos sendo muito usado para vigilância. É, no entanto, para sua família, um excelente companheiro bastante calmo. Teimoso, o cão precisa de esforço e dedicação durante o adestramento, e normalmente não se adapta a pequenos espaços.

Sua pelagem pode ser unicolor preta ou marrom, mas podem aparecer também algumas manchas brancas, assim como pelo misturado. Os machos e as fêmeas chegam a pesar, em média, 25 quilos, mas os machos crescem mais que as fêmeas, tendo aqueles, em média, 59 centímetros de altura enquanto as fêmeas têm, em média, 55.

Os cães, como o nome sugere, adoram a água, e resistem às temperaturas baixíssimas. Seu pelo é grosso e encaracolado por todo o corpo, mas na cabeça, na ponta da orelha e nas pernas, é liso e curto.

Seus olhos são de tamanho médio, ovais e com pálpebras bastante ajustadas, além do focinho que tem o mesmo tamanho do crânio. Suas orelhas são inseridas mais pra baixo e seu pescoço é curto, roliço e emerge em um ângulo bastante agudo da linha superior, apresentando a cabeça quase sempre baixa.

Cuidados com o Cão d’água frison

O cão precisa de grandes espaços para viver tranquilamente. Com um alto nível de energia, a natação é uma excelente opção de atividade física para o cão dessa raça, uma vez que ele é um cão nadador. Seus pelos devem ser escovados semanalmente por serem enrolados e mais compridos. Procure dar banho pelo menos uma vez a cada quinze dias, garantindo a higiene e a saúde do pet. Bastante robusto, o cão é resistente e forte, sem grandes problemas de saúde.

Galeria de fotos da raça


Reportar erro