Borzoi

Originários da Rússia e pouco comuns no Brasil, estes cães são exímios corredores, ágeis e muito resistentes

Borzoi (também conhecido como Wolfhound Russo) é o nome de uma raça de cães originária da Rússia e não muito comum em nosso país. Conhecido em seu país de origem desde a Idade Média russa, era a raça preferida dos nobres para corridas e caçadas. No século XV, foram realizados cruzamentos seletivos que aumentaram o seu tamanho e a sua pelagem, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho destes cães em temperaturas mais baixas. Além disso, foram criados sete diferentes variações, dentre as quais a mais parecida com o moderno Borzoi, denominado perchino. Desde o final do século XIX, o Borzoi é tido como uma das maiores criações da Europa e das Américas.

Entre os criadores e proprietários destes cães, haviam muitas pessoas famosas, como os tzares e poetas, dentre os quais podemos citar os seguintes: Ivan “O Terrível”, Pedro “O Grande”, Pushkin e Turgenev. Os Borzoi eram dados de presente pelo czar da época aos seus visitantes. Por serem associados à aristocracia e à nobreza, muitos cães da raça Borzoi foram mortos durante a Revolução Russa. Ao serem levados para os Estados Unidos, os exemplares desta raça aumentaram rapidamente, alcançando o status de cão glamuroso, companheiro de celebridades. Saiba mais sobre este ágil, elegante e resistente cão:

Características do Borzoi

• Canino de grande porte;
  • Apresenta a pelagem brilhante, sedosa, longa e encaracolada;
  • Ótimo corredor e caçador, o Borzoi é um velocista nato;
  • Cachorro extremamente ágil, resistente;
  • Possui grande elegância, demonstrada pela sua velocidade e porte físico durante uma corrida;
  • Seu longo focinho é um dos principais traços do rosto desta raça;
  • Melhor adaptação em casas com amplos quintais e/ou gramados ou em chácaras;
  • Este cão gosta e tem a necessidade de se exercitar diariamente;
  • Temperamento tranquilo, equilibrado;
  • Independente, porém é bastante sensível;
  • Em geral, se dá bem com crianças e é desconfiado com estranhos;
  • O tamanho médio de um cão adulto desta raça é de 70cm, medidos a altura da cernelha;
  • É um exemplo de cão doméstico bem educado.

Cuidados com o Borzoi

Embora longos passeios possam deixar os cães da raça Borzoi satisfeitos, eles também precisam de corridas em uma grande área segura. Possuem a necessidade de praticar exercícios diariamente.

Para cuidar do pelo (especialmente cheio nos machos) dos cães desta raça, é preciso escová-lo de duas a três vezes por semana. Durante algumas fases, este cão solta muitos pelos.

A saúde do Borzoi

• Preocupações: torção gástrica
  • É sensível à anestesia
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos.