Bichon Havanês

Super fácil de adestrar, essa é uma raça com inteligência acima da média


O cão da raça bichon havanês, possui várias qualidades, é afetuoso, alegre, carinhoso e um verdadeiro palhaço quando decide brincar com seu dono. É agradável de se conviver com o cão desta raça, pois além de adorarem brincar com crianças, se adaptam facilmente aos cães de outras raças e à outros animais como gatos e tartarugas. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre esta raça que está conquistando os corações do público brasileiro.

História da raça

O bichon havanês surgiu na bacia do Mediterrâneo, há aproximadamente de dois mil anos. Ao longo dos séculos as várias ramificações de bichons dividiram-se em diversas raças se espalhando em diferentes regiões, porém, o bichon havanês passou a se desenvolver assim que chegou a Cuba.

Há quem diga que o bichon havanês é descendente do bichon bolonhês, e a história conta que um barco teria levado o cão até Cuba por capitães italianos. Esta prática era realizada pelos italianos como forma de presente para agradar os cubanos influentes com a finalidade de conseguir vantagens comerciais.

Em 1979 foi fundado em Cuba o chamado Clube da Raça, sendo reconhecido oficialmente como a raça bichon havanês. Atualmente a raça está bem estabelecida, sendo bastante popular como cão de companhia. Hoje em dia o cão desta raça é bastante popular nos Estados Unidos, entrando para o top 30 das raças mais requisitadas no país.

Havanês e seu temperamento

O bichon havanês é afetuoso, amigável, brincalhão e em especial se diverte muito com a companhia de crianças. É um cão inteligente e fácil de adestrar, porém é preciso realizar o treinamento enquanto filhotes, evitando assim maus hábitos ganhos durante a idade adulta. Se apegam facilmente ao seu dono, e por conta disto sofrem bastante com a ausência deste. O ideal é ter uma criança ou adolescente que faça companhia durante a ausência do dono.

Porte físico

É de pequeno porte, porém é um cão forte, robusto, mede em torno de 23 a 27 cm, tanto os machos quanto as fêmeas. Possui cauda enrolada por cima das costas, pelo comprido sendo de 12 a 18 cm em um cão adulto. Pelagem macia, lisa ou ondulada, e possui cores em tonalidades variadas como preto, castanho, fulvo, havana, castanho avermelhado e tabaco.

Saúde

O cão desta raça é resistente quando falamos em saúde, vivendo em torno de 14 a 16 anos de vida. Tem como problemas de saúde mais comuns a luxação da pateta, doenças hepáticas, problemas cardíacos e cataratas. Para evitar problemas com dermatite na pele do animal, é importante manter a pelagem do cão sempre bem seca e escová-lo todos os dias.

Galeria de fotos


Reportar erro