Bernese Mountain

Também conhecido como Boiadeiro Bernê, este cão chama atenção por sua linda pelagem e temperamento calmo


Essa raça de cachorro, também conhecida como Boiadeiro Bernês, costuma chamar a atenção por causa de seu tamanho, sua belíssima pelagem, e seu temperamento calmo. Conheça um pouco mais sobre ele.

Características da raça Bernese Mountain

  • Origem: Suíça;
  • Tamanho médio: 63-70 cm o macho, 58-66 cm a fêmea;
  • Peso médio: 40-54 kg o macho, 31-45 kg a fêmea;
  • Família: Mastiff, cão da montanha (pastoreio, cão de gado);
  • Posição no ranking de inteligência: 22ª lugar;
  • Expectativa de vida: 7-9 anos.

Por ser bastante inteligente, acaba sendo uma raça fácil de se treinar. O Bernese Montain tem uma alta tolerância ao frio, e tem bastante facilidade de fazer amizade com outros animais de estimação. Quanto a estranhos e outros cães, mostra-se amistoso, porém não muito. Essa raça não possui muita energia, e por esse motivo não tem uma alta necessidade de exercícios, nem é fã de brincadeiras.

Ele é apegado ao dono e pode ser um bom cão de guarda. Fácil de conviver, ele é bastante gentil e um pouco reservado com crianças, pode tornar-se um bom companheiro para a família – apesar de enquanto filhote demonstrar o contrário.

Cuidados com o Bernese Mountain

Essa raça gosta muito de viver ao ar livre – principalmente em locais muito frios, e por isso não se dá muito bem com a vida dentro de casa, muito menos em apartamento. Porém, se for necessário viver dentro de casa, ele precisa de muito espaço. Não necessita de muitos exercícios, um passeio rápido com coleira por dia pode ser o suficiente. Seus longos pelos necessitam de pelo menos duas escovações por semana. Quando está em época de troca de pelos, as escovações devem ser diárias.

Saúde do Boiadeiro Bernês

As principais doenças que costumam aparecer nessa raça são a histiocitose, OCD, displasia do quadril e do cotovelo (quando há uma má formação do tecido). Em escalas menores, podem aparecer também uma torção gástrica, atrofia progressiva da retina, ou uma fragmentação do processo coronoide. Por este motivo é necessário estar sempre fazendo exames nos cotovelos, quadril e olhos do cão. Outro cuidado muito importante que se precisa ter com essa raça diz respeito à insolação. A exposição solar em horários mais fortes deve ser evitada.

Origem da raça Bernese Mountain

Não se sabe ao certo como surgiu essa raça de cachorro, mas especula-se que eles são da época em que a Suíça foi invadida pelo Império Romano, e houve cruzamento entre os cães guardadores de rebanho da região com a raça Mastiffs, e acabou gerando um cão muito forte e capaz de resistir às baixas temperaturas das montanhas da Suíça.

Galeria de fotos


Reportar erro