Beagle

Bonita e carinhosa, esta raça é uma ótima opção para quem tem crianças em casa

Os beagles constantemente estão em destaque na mídia, geralmente como protagonistas de comerciais e filmes. Muito bonitos e carinhosos, também costumam ser os cães que pais optam como companheiros de crianças, ou ainda de casais solteiros. Seria o beagle o cão ideal para você? Conheça mais sobre a raça, sua história, seus padrões temperamentais e físicos.

História da raça

A origem do beagle comumente gera divergências, pois alguns acreditam que ele tenha surgido na Grã-Bretanha, enquanto outros optam pela Grécia Antiga. O que se sabe ao certo, é que o beagle é um dos cães mais antigos do mundo – já se encontrou pinturas com datas anteriores a Cristo, onde beagles eram nelas retratados. Da família dos sabujos, acredita-se que o beagle tenha sido elaborado como um exemplar menor do Foxhound, com a finalidade de caçar lebres em grande velocidade. Seu excelente olfato e seu constante estado de alerta fazem do beagle um cachorro caçador eficaz, qualidade que não se perdeu com o passar dos anos.

Padrão temperamental

Na antiguidade, o beagle era um caçador que vivia em matilhas, sempre com seu grupo, e essa característica inserida em seu DNA também se manifesta nos dias atuais. Trata-se de um cachorro extremamente dócil, ativo, brincalhão e sociável. No entanto, não gosta de ficar sozinho e, nessas ocasiões, pode se tornar muito barulhento, latindo por horas a fio – e enlouquecendo os vizinhos. Muitíssimo inteligente, o beagle compreende truques facilmente, mas não é um cachorro obediente por natureza, o que requer certa experiência de seus donos para domesticá-lo, ou o auxílio de um adestrador profissional. Para crianças, o beagle é um inseparável e excelente companheiro, pois gosta da presença delas e compreende a fragilidade de seus companheiros mirins, evitando qualquer tipo de brincadeira que possa machucá-los. É muito simpático com visitas, portanto, não lhe exija que seja um cão de guarda, ou ambos serão frustrados.

Padrão físico

O beagle é o menor dos sabujos, e pode ser considerado um cachorro de porte médio. Seu peso varia entre 9 e 11 quilos, e sua altura entre 33 e 41 cm, sendo os mais altos geralmente machos. A pelagem desses cães é curta, macia, e eles podem ser bicolores ou tricolores, sendo geralmente dourado e branco, vermelho e branco, laranja e branco para os bicolores, e as mesmas combinações acrescidas de preto para os tricolores. Um grande ponto positivo a favor dos beagles é que se trata de cães comumente saudáveis e forte, que podem viver tranquilamente até os 15 anos de idade sem causar a seus donos grandes preocupações.

Cuidados especiais

Um dos poucos pontos a abordar para donos – ou possíveis futuros donos – de beagles é a tendência que cães dessa raça têm a ganhar excesso de peso. Principalmente quando já passaram dos 8 anos de idade, podem desenvolver obesidade,  que não lhes é saudável. Assim, é fundamental que eles possam exercer atividades físicas adequadas para seu porte físico – como tranquilas caminhadas diárias intercaladas com alguns minutos de corrida leve; brincadeiras de buscar e caçar bolinhas (o que é o paraíso para um cão de caça como o beagle); atividades interativas que estimulem sua inteligência, entre outros.