Basenji

Um cãozinho caçador que é muito esperto, carinhoso e protetor

O basenji é um cachorro de porte médio, de origem africana, esse cão é um ótimo caçador. E uma peculiaridade desta raça é que ele não late. Ele não é mudo, emite alguns sons naturalmente, mas não late. Conheça agora um pouco mais sobre essa adorável raça que já apareceu em um livro e filme origem.

Origem

O basenji é originário da África. Ele é uma das raças mais antigas e foi descoberta no Congo africano, vivia com caçadores pigmeus. As tribos nativas colocaram sinais no pescoço desses cães e os levava para caçar em bandos. Entre o final de 1800 e início de 1900 tentaram inúmeras vezes levar o basenji para a Inglaterra, mas não tiveram sucesso, pois antes de chegar ao destino os cachorros morriam de doenças como a cinomose.

Na década de 30 alguns cães dessa raça foram levados a Inglaterra novamente e esses sobreviveram a viagem. O basenji chamou muita atenção dos ingleses e pouco tempo depois eles foram levados à América.

Características

O basenji possui muitas características bem primitivas, entre elas se destacam a falta de capacidade para latir e o cio que ocorre apenas uma vez ao ano. Ele é um cão de caça e também de companhia.

É um grande velocista e seu faro e visão são muito bons Este cão possui uma altura média de 43 centímetros (os machos) de 40 centímetros (as fêmeas), seu peso varia entre 9 a 11 quilos.

A pelagem do basenji é curta, principalmente nas suas orelhas, suas pernas são longas quando comparadas ao seu tamanho e a cauda possui forma de anel. Por não latir, esse cão se comunica através de uivos.

Personalidade

Essa raça possui uma personalidade forte, é muito instintivo e independente, mas também é carinhoso e protetor. Se comportamento se assemelha ao de um terrier, pois é um pouco agressivo para um cão de caça.

É um cão de difícil adestramento, pois mesmo sendo inteligente, é muito teimoso e geralmente toma as suas próprias decisões. Ele adora caçar e rastrear e também é curioso, reservado e muito obstinado.

Cuidados

O basenji é um cão muito ativo que precisa de estímulos físicos e mentais regularmente. Com um longo passeio, acompanhado de algumas brincadeiras ou uma corrida livre em uma área segura e cercada o basenji já se sente satisfeito. Como seus pelos são curtos, basta escová-los de vez em quando para remover os pelos mortos. O ideal é que ele viva dentro de casa, mas com acesso ao quintal.