As duas raças de cachorros mais rápidas

Por serem velozes, esses pets são usados em corridas de cães, um esporte muito popular na Inglaterra


Nós sabemos que o animal mais rápido do mundo é o guepardo, pois é o único ser vivo que consegue atingir uma velocidade de 115 quilômetros por hora. Existem cães que possuem uma similaridade física com esse animal, e por isso também conseguem ser muito rápidos, esse é o caso do greyhound (ou galgo inglês) e do whippet. Por serem velozes, são usados em corridas de cães, um esporte muito popular na Inglaterra.

As características do greyhound

As duas raças de cachorros mais rápidas

Fotos: Pixabay

Os cães do tipo galgo inglês são animais muito antigos, tendo convivido com faraós egípcios há mais de cinco mil anos. Desenhos mostram esses animais estampados em tumbas que datam 3.000 a.C. Eram utilizados na caça de animais grandes como javalis, mas também era um ótimo caçador de lebres. Atualmente, são animais que configuram um esporte de corridas, sendo os favoritos pois atingem altas velocidades.

Tudo no corpo desse cão colabora para que ele atinja essas velocidades surpreendentes para um cachorro. Ele possui o corpo esguio, patas longas e musculosas, abdome estreito e focinho afilhado. Essas características físicas fazem o greyhound atingir uma de 72 quilômetros por hora, pouco mais que a metade percorrida por um guepardo no mesmo período de tempo.

Esse animais são relativamente altos, pois possuem, em média, 70 centímetros e podem chegar aos 30 quilos. De acordo com cientistas do Reino Unido e da África do Sul, a comparação feita entre o arranque de guepardos criados em cativeiro é menor que o dos greyhounds treinados, porém estes últimos não conseguem ser mais rápidos. Ambos possuem um galope rotativo e um corpo muito parecido, entretanto, os felinos têm a capacidade de variar as passadas por segundo, enquanto os caninos não.

Whippet: um primo do greyhound

As duas raças de cachorros mais rápidas

Cães da raça whippet têm uma estatura menor comparada ao seu parente greyhound. Atingem, aproximadamente, 60 centímetros e pesam em torno dos 13 quilos. Também não conseguem atingir a velocidade máxima do galgo inglês, mas mesmo assim são considerados cães velozes, podendo correr 56 quilômetros por hora. Por essa razão, são animais eficientes em corridas de curta distância.

De acordo com alguns especialistas, o surgimento da raça ocorreu da mistura do greyhound com raças menores e terriers, a fim de aumentar a disposição desses peludos. Na época da Revolução Industrial, o whippet ganhou como apelido “cavalo de corrida de homem pobre”. Atualmente o esporte feito através da corrida desses cães é considerado amador e sobrevive na sombra das promovidas com o galgo inglês.

Apesar de serem raças diferentes, o whippet e o greyhound são muito semelhantes tanto fisicamente quanto no que se refere ao comportamento. São rápidos, habilidosos e inteligentes. Além disso, são obedientes e extremamente gentis.


Reportar erro