, , , ,

Airedale Terrier – Saiba tudo sobre esta raça

O airedale terrier é mais um cão criado na Inglaterra e que foi pensado com o intuito de caçar. No caso deste animal, o objetivo era ter um cachorro que pudesse caçar e matar lontras e texugos. Mas além de atuar como caçador, este terrier também serviu como mensageiro de guerra, cão policial, recolhedor de patos e rastreador de veados.

Atualmente, também é utilizado como cão de companhia, mas não é tão popular entre os tutores de primeira viagem. De acordo com a tabela de popularidade criada pelo órgão de registro de raças, o American Kennel Club (AKC), o airedale terrier aparece em 55º lugar.

Temperamento e personalidade do airedale terrier

O cachorro dessa raça pode ser classificado como temperamental, determinado e expansivo. Portanto, é preciso trabalhar o treinamento com esse peludo o quanto antes, tornando-o obediente. Caso a hierarquia não esteja bem estabelecida, ele pode acabar se tornando um animal complicado.

O airedale terrier é inteligente e independente e foi usado para caça

Essa raça é natural da Inglaterra (Foto: depositphotos)

Contudo, o airedale terrier é inteligente e independente. Além disso, é um animal muito animado e bom guardião, protegendo tanto a família como também o próprio território.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um airedale terrier?

Um filhote de airedale terrier pode custar até R$ 3 mil, podendo ser até menos dependendo da localidade onde o criador mora. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

O tutor que deseja ter um cão dessa raça precisa levar em consideração que trata-se de um animal muito agitado e de grande porte. Neste sentido, não é indicado levá-lo para morar em apartamento.

Veja também: As 10 raças de cachorros que adoram correr

3. É um bom companheiro para crianças?

Este terrier é indicado para crianças maiores, pois elas possuem o mesmo nível de energia que ele. Contudo, para bebês e crianças menores não é um cão ideal. Nestes casos, a relação é recomendada sob a supervisão de um adulto.

4. Airedale terrier late muito?

De acordo com a American Kennel Club (AKC), o airedale é um cachorro que só late quando necessário. Mas como ele é um ótimo protetor, é importante que o tutor observe os latidos desse animal, pois algo fora do comum pode estar acontecendo.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Assim como os demais cães, este peludinho não gosta de ficar sozinho em casa. Apesar de enérgico, é um animal muito apegado ao tutor e sente a falta da família.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem desta raça não é fácil de cuidar, isto porque ela deve ser penteada duas vezes por semana, desembaraçando os fios. Contudo, o pelo não cai com muita frequência.

Comportamento do airedale terrier

Em casa o airedale terrier pode ser territorialista e por isso o adestramento deve ser incentivado por todos os membros da família desde cedo. Além disso, é preciso levar o animal para caminhar diariamente, evitando que ele fique tedioso e destrutivo.