Afghan Hound

Esta raça se dá super bem com crianças, tendo um lado alegre e super engraçado

Sabemos que existem várias e várias raças de cães, onde cada uma possui suas próprias características que faz com que se diferencie das demais. E a raça Afghan Hound é uma daquelas raças que consegue facilmente chamar a atenção por onde passa. Dono de uma linda pelagem, o Afghan Hound foi durante muito tempo os favoritos escolhidos pela nobreza.

Origem

Estudiosos afirmam que o  Afghan Hound tem raízes egípcias, afirmando também que ela é derivada dos Sighthounds, antiga raça que vivia na região do Oriente médio. O cão Afghan era conhecido há muito tempo como um cão de caça, sendo um cachorro bastante veloz, devido a isso, as antigas tribos os utilizavam junto com falcões para conseguir pegar alguns animais como gazelas e lebres para suas refeições.

As tribos os treinavam para se adaptarem bem ao terreno montanhoso do Afeganistão, e esse cão mostrou facilidade na adaptação devido à sua agilidade, resistência e facilidade para pulos. Esse animal só chegou à Inglaterra por volta dos primeiros anos de 1900, sendo chamado de Galgos Persas ou Barukhzy Hounds.

O cão chamava atenção pelo seu porte glamouroso e passou a ser o cachorro escolhido para viver entre a realeza da época. Mesmo sendo um cão bastante diferenciado, e com uma beleza peculiar, a popularidade do Afghan Hound não é muito alta. O seu auge foi na década de 1970, onde ter um cão desta raça era estar na moda.

Características

Com características bastante particulares, o Afghan Hound apresenta uma cabeça alongada com um focinho longo e fino, a ponta do focinho pode ser preta ou cor de fígado nas classes mais claras. É um cão alto, caracterizado por seu “manto” de pelos compridos e sedosos que cobrem todo o seu corpo.

Os pelos em seu focinho são curtos, suas orelhas são caídas ficando próximas à cabeça e são cobertas por uma linda pelagem longa, sedosa e fina, caindo pelos lados. Os olhos são dourados ou escuros, apresentando um formato triangular e colocados em oblíquo. O seu rabo apresenta pouca pelagem e termina em anel, que é mantida alta quando o cachorro está em movimento.

Um macho Afghan Hound adulto pode variar de tamanho entre 68 e 74 centímetros, já a fêmea varia entre 63 e 69 centímetros. O peso de um macho ou da fêmea adultos fica em cerca de 35 quilogramas.

Temperamento

A raça Afghan tem por história um instinto de caçador de lebres e gazelas, com cães alertas e ativos ao ambiente a sua volta, mas bastante pacíficos com as pessoas. Algumas de suas qualidades são a calma, alegria, carinho e inteligência. Vive tranquilo dentro de casa, mas ao estar em uma área aberta provavelmente tentará buscar algo para caçar.

É uma raça conhecida por ser muito confiável e companheira com as crianças, no entanto, o Afghan Hound não é muito recomendado para elas, principalmente por não aceitarem qualquer tipo de brincadeira com eles. Não é um cão altamente afetuoso, é um pouco sensível, tímido e reservado (principalmente se não forem socializados corretamente), mas há nele um lado engraçado e alegre.

Embora sejam carinhosos, eles também são livres e independentes, e nem sempre demonstram todo o afeto, mantendo-se a certa distância. Eles têm a tendência a não repetir o comportamento de outros cães, e sim de criar o seu próprio. Os treinos de obediência são muito importantes para o Afghan, pois irão ajudá-lo a aumentar a sua autoconfiança.

Um dos pontos negativos dos cães desta raça é a sua lentidão para aprender e sua teimosia ao ser treinado. Além disso, o Afghan também não possui tolerância emocional ao estresse e mudanças bruscas na rotina e tem dificuldade para aprender onde fazer as suas necessidades fisiológicas.

Cuidados

O Afghan Hound por ser um cão bastante ativo, precisa fazer longas caminhadas, ou corridas contínuas em ambiente seguro e amplo que duram pelo menos uma hora. É um cachorro que geralmente é mantido dentro de casa, mesmo possuindo uma pelagem macia que o conforte para viver ao ar livre em regiões temperadas.

Vivendo quietos dentro de casa, não é recomendado deixar este cachorro sozinho por longos períodos. Na falta de atenção ou exercícios, o Afghan pode se entediar e destruir objetos da casa. Manter os pelos destes cães bonitos e saudáveis exige um pouco mais dos donos, principalmente na época da troca de pelos quando filhotes. Os pelos do Afghan Hound adulto necessitam de atenção especial, devendo ser escovados a cada 2 ou 3 dias.

Os problemas de saúde que podem atingir os cães desta raça são a má formação das articulações do cotovelo, catarata ou a displasia coxofemural. Além disso, estes cães também são muito sensíveis à anestesia, cortisona, pó anti-pulgas e tranquilizantes. A expectativa de vida dos cães da raça Afghan Hound é de 12 a 14 anos de idade.

*Com colaboração de Débora Silva.