10 raças de cachorros mais dóceis

Labrador, beagle, pug e outras raças possuem uma coisa em comum: o ‘coração doce’. Conheça as 10 raças mais carinhosas e veja outras características delas

De acordo com um pesquisa publicada no ano passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros tinham mais cães do que crianças nos domicílios do país. Os dados, que revelam números de 2013, afirmam que no Brasil existem 52 milhões de cães com lares. Esses resultados comprovam o quanto os cachorros fazem parte, cada dia mais, da vida das pessoas. E a tendência é só aumentar.

Dentre essas estatísticas, há uma preferência entre as pessoas: cães dóceis. Se você também faz parte desse grupo e está pensando em qual cachorrinho escolher para levar para casa, descubra neste artigo quais são as 10 raças mais dóceis. Mas lembre-se, mesmo sendo animais com um temperamento mais manso, qualquer outro pode aprender alguns truques que melhorem comportamentos indesejáveis.

Relação de 10 raças mais dóceis

1. Lulu da Pomerânia

Lulu-da-pomerania-de-gravata

Fotos: Reprodução/ internet

A carinha de fofo não engana, o lulu da pomerânia é o primeiro da lista das raças mais dóceis. Além de carinhoso com o tutor, o spitz alemão, como também é conhecido, ainda é divertido e adora brincadeiras com o seu dono. Apesar disso, é um cãozinho muito desconfiado com cães e pessoas desconhecidas.

2. Maltês

maltes-carinha-fofa

Mesmo tendo um comportamento mais reservado, o maltês é uma raça muito energética e tem um instinto protetor exacerbado com seus tutores. A inteligência, agilidade, obediência e companheirismo são mais algumas das características que marcam a personalidade de animais dessa raça. Como são apegados a seus tutores, não gostam de ficar sozinhos.

3. Shih Tzu

shih-tzu-peludo

Não é só o pelo longo que esse cãozinho tem de bonito, mas também seu carisma. Carinhoso, mantém uma relação muito afetiva com seus tutores. Porém, essa característica não o impede de se independente e assim não se importam quando estão sozinhos por longos períodos. É ideal para todas as idades, sendo um companheiro de toda a família.

4. Beagle

beagle-cao-docil

Este peludinho é extremamente carinhoso, delicado e fiel a toda família. Por essas razões, é ideal para crianças, além de tudo, adora brincar e se adapta bem a rotina de seus tutores. Apesar da carinha fofa, esse pet não é do tipo obediente e pode oferecer uma certa resistência aos treinamentos. Outra grande característica do cãozinho dessa raça é o grau de energia que é bem elevado.

5. Old English Sheepdog

old-english-sheepdog

Quem acha que só animais pequenos podem ser dóceis, se enganou. Um ótimo exemplo é o caso do old english sheepdog, que além de possuir um coração doce, é um cão fiel e com um instinto super-protetor para com sua família de humanos. Apesar do tamanho assustar algumas pessoas, essa raça é paciente, calma e de personalidade bastante equilibrada.

6. Dachshund

salsichinha-preto-correndo

Outra pequena raça muito carinhosa é a dachshund, os famosos “salsichinhas”. É um animal corajoso, independente e é excelente para conviver com outros animais de estimação. Alegre, adora brincar e correr. Todavia, se adapta bem aos seus tutores e suas limitações. Desta forma é um cão ideal para toda família, de crianças a idosos.

7. Bulldog Inglês

bulldog-ingles-sorrindo

Com um corpo todo musculoso, o bulldogue inglês tem um coração enorme. Geralmente, apresenta uma cara de pouco amigos, mas, na verdade, é um excelente companheiro. Leal ao seu tutor, a raça é dócil e inteligente no mesmo nível. Pode até apresentar alguma agressividade, mas isso só ocorre quando ele se sente ameaçado.

8. Pug

pug-filhote-fofo

Pug é o tipo de raça extrovertida em um nível alto. É o tipo de cão companheiro que acompanha o tutor sempre que possível e mesmo que não tenha sido convidado. Além disso, é um pet silencioso, mas também muito divertido. Adora brincadeiras, tem um coração sensível e tratam o dono com muito amor.

9. Lhasa Apso

Lhasa-Apso-pelo-longo

O lhasa apso é uma raça que começa com certa timidez no primeiro contato com as pessoas, mas que com o tempo e a confiança se torna um companheiro inseparável. É considerado um cão leal e obediente, respondendo bem aos treinamentos que lhe são impostos. Se adapta bem a diferentes ambientes e tem uma relação de muito apego com o tutor.

10. Labrador Retriever

lindos-labradores-sorrindo

Outro representante dos grandalhões nessa lista, é o labrador retriever. É tão dócil, que pode-se dizer que esse peludo tem o coração proporcional ao seu tamanho. Conhecido como brincalhão, esse pet adora uma diversão generalizada acompanhada de muito carinho de seus tutores. Por ser um animal tão dócil, é comumente utilizado como cão terapêutico para pacientes internados.