Deixe seu cão relax com uma boa massagem

Se você nunca ouviu falar em massagem para cachorro e tem um em casa, então essa matéria foi feita especialmente para você! Realizar massagem no cachorro, o torna mais calmo, tranquilo e contente.

O cachorro vê o seu dono como uma espécie diferente de melhor amigo (óbvio, afinal ele é um humano), e nada melhor para fortalecer uma amizade de anos (ou quem sabe de meses) do que recebendo uma deliciosa massagem.

O efeito proporcionado no cachorro vai além de um gostoso carinho, contribuindo inclusive para a saúde do bichinho de estimação. Confira aqui algumas dicas e boa massagem!

Como fazer a massagem no cão?

Deixe seu cão relax com uma boa massagem

Foto: Reprodução

• Pegue a região lateral (das costelas), e utilizando os dedos, massageie-a completamente até a direção da coluna.
  • Passe as mãos nas orelhas massageando-as cuidadosamente.
  • Massageie as pernas e a barriga do animal. Caso seja uma cadela prenha, amamentado ou no cio, massageie também as tetas cuidadosamente (relaxando qualquer dor ou inchaço).
  • Na cabeça trabalhe com a região do rosto do animal, alise as bochechas com movimentos delicados no sentido por onde os pelos crescem (para não incomodar). No pescoço, utilize as palmas das mãos.
  • Passe os dedos sutilmente entre os olhos do cão e siga até o final da cabeça.
  • Dê uma atenção especial para as patas do cão, pois possuem muitas vias de energia e recebendo uma massagem bem feita irá proporcionar um relaxamento ainda maior ao animal.
  • Cuide da velocidade e intensidade da massagem aplicada no cachorro. Mantenha contato visual com o animal e fique atento para perceber se existe alguma região a qual não agrade a massagem no cão.

Por que é importante fazer massagem no cachorro?

• É possível identificar se o cachorro possui alguma dor ou machucado;
  • Mantém o animal relaxado;
  • Combate e prevenção da artrite;
  • Problemas de pressão;
  • Remove as retenções de líquidos, inflamações musculares e cicatrizes;
  • Alivia dores;
  • Aumenta o nível de dopamina no organismo;
  • Aumenta o nível de serotonina no organismo.

Além disso, a massagem realizada pelo dono, aumenta ainda mais os níveis de confiança entre ambas as partes e a qualidade de vida do animal.

Escove os pelos do cachorro diariamente

Escovar os pelos é uma das formas de manter o cachorro relaxado, no entanto tenha cuidado para não puxar algum nó que o pelo venha a ter.

A prática da escovação além de ser higiénica, garante o embelezamento do pelo e a ativação da circulação sanguínea do cão.