Vídeo de cachorro ‘dançando’ gera polêmica na internet

Não é raro ver um vídeo de algum cachorrinho mostrando seus dotes artísticos ao dançar. Tem desde dançarino de merengue até aqueles que mexem as orelhinhas no ritmo da música. Entretanto, ultimamente, um vídeo em especial tem levantado um debate entre os internautas amantes de cães.

Apesar de brasileira, a gravação já parou até mesmo em portais de notícias estrangeiros. E mesmo lá, as discussões giram em torno do mesmo problema: à primeira vista, parece que o cãozinho está mesmo dançando a música que toca pelos alto-falantes de um carro, mas um olhar mais sensível é capaz de captar algo a mais na cena. Na verdade, é bem possível que o cachorro em questão não esteja dançando, e sim sofrendo espasmos derivados de uma doença bastante comum em cães: a cinomose. Apesar de não ser uma zoonose, ela é transmitida muito facilmente entre os pets, e se não tratada, pode levar a óbito.

O cachorrinho do vídeo é claramente um cachorro de rua, e a doença já deve estar atacando seu sistema nervoso. Os comentários sobre o vídeo dividem opiniões. “Eu assisti esse vídeo várias e várias vezes, e percebi que quando a música para, ele simplesmente vai embora. Então eu não sei, para mim parece que ele apenas gosta da música”, comentou em um site americano a internauta Lise Marcoux Archambault.

Já outra internauta, identificada como Gina Foresythe-Stewart, foi mais além e detalhou o problema.“Esse cachorro não está dançando, ele sofre de cinomose e é uma doença fatal em cães e pode matá-los se não for tratada. Os pulos que o cão está dando, são pequenas convulsões. Este vídeo não está nem perto de ser fofinho ou engraçado”.