Segundo estudo, cães ajudam crianças com autismo

Cachorros auxiliam a diminuir a ansiedade e o estresse em menores, diz a pesquisa


Pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, fizeram alguns estudos que mostram que cães podem ajudar a reduzir significativamente os níveis de ansiedade de crianças com autismo.

Para que fossem detectáveis os níveis de estresse, Sonia Lupien, a autora do estudo, junto com a sua equipe, mediram a quantidade de cortisol presente na saliva de 42 crianças com autismo. O cortisol é um hormônio produzido pelo corpo quando o indivíduo se encontra em estado de estresse, e é detectado pela saliva.

Segundo estudo, cães ajudam crianças com autismo

Foto: Pixabay

“Nós determinamos os efeitos dos cães sob o estresse das crianças em três condições experimentais: antes do cão chegar, durante o convívio com o cão e depois quando ele foi embora”, afirmou a especialista.

Durante todo o experimento, os pais das crianças tiveram que responder a um questionário que indicava os comportamentos dos filhos durante as três etapas citadas acima. A maioria dos pais apontaram 33 comportamentos problemáticos antes do cachorro chegar, e esses diminuíram para 25 com a presença do animal.


Reportar erro