Projeto disponibiliza cães treinados para ajudar cadeirantes

Quando se fala em cães de assistência, o normal que a primeira coisa que se venha em mente sejam os cães guia que auxiliam os deficientes visuais. Mas você sabia que alguns cães também podem ser treinados para auxiliar cadeirantes? Pois bem. Essa é a proposta do projeto Cão Inclusão, que busca disponibilizar, de maneira gratuita, cães treinados para quem use cadeira de rodas.

Durante um período de dois anos, com o apoio de algumas empresas são selecionados os cães mais aptos para a tarefa, assim o mesmo é educado com uma família voluntária e passa por um treinamento específico para poder auxiliar o cadeirante com quem irá viver. O projeto ajuda a treinar os cães para tarefas como abrir e fechar portas, acionar o elevador e até mesmo recolher objetos que tenham caído no chão.

Os cães trabalham por um período de oito anos e, após isso, eles se “aposentam” e passam a viver como cães domésticos.

cao-com-menina-cadeirante

Foto: Reprodução/ Cão Inclusão

Com informações de Hype

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.