Herói: cão recebe medalha por salvar rinocerontes alvos de caçadores

Chamado de K9 Killer, o cão da raça pastor belga malinois foi condecorado pela ONG britânica People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA) com uma medalha. O prêmio foi dado em decorrência do pet ter ajudado a rastrear e prender 115 caçadores de rinoceronte no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, em um período de apenas quatro anos.

A PDSA é uma instituição que oferece tratamentos veterinários gratuitos para animais cujos tutores não têm como pagar. A ONG premiou o cão com uma medalha de ouro que é concedida a animais considerados heróis.

Quando caçadores ou um rinoceronte morto são vistos, K9 Killer e o seu tratador são deixados na área por um helicóptero e em seguida começam a investigar até identificar os responsáveis pela caça.

“É uma honra ter o Killer do meu lado. E significa muito para mim que ele tenha recebido esse reconhecimento por suas habilidades”, afirmou Amos Mzimba, o tratador do cão.

k9-killer-ganhando-a-medalha-de-ouro-da-pdsa

Fotos: Reprodução/ PDSA

k9-killer-e-seu-tratador

Confira a seguir um vídeo feito pela PDSA mostrando um pouco do trabalho de K9 Killer e sua condecoração:

A caça

O motivo da caça dos rinocerontes são os chifres dos mesmos, uma vez que são extremamente lucrativos e têm uma grande demanda, principalmente na Ásia, onde são utilizados na medicina tradicional por se acreditar que os chifres possuem poderes curativos.

Recentemente, o rinoceronte-negro do Oeste, que era uma subespécie tradicional da região ocidental da África, foi declarado oficialmente extinto.

Com informações da BBC Brasil