Festival nepalês homenageia cães por lealdade e amizade

Todo outono, os hindus comemoram o Tihar, um festival que dura cinco dias e é considerado de grande importância para a cultura local, pois venera não só aos humanos e aos deuses, mas também aos animais que têm uma intensa relação com os seres humanos. O Segundo dia do festival é chamado de Kukur Tihar ou Khichā Pujā, que significa adoração aos cães. E como o próprio nome já diz, o segundo dia é dedicado a homenagear os cãezinhos pela sua amizade e sua lealdade.

Na ocasião, os cães são presenteados com flores e alimentos para agradecer pela sua amizade. O hinduísmo acredita que os cães são mensageiros de Yamaraj, o deus da morte, e na comemoração, os mesmos são marcados com um pó avermelhado na testa como sinal da sua santidade.

Confira algumas fotos do festival:

Festival nepalês homenageia cães por lealdade e amizade

Fotos: EPA/ NARENDRA SHRESTHA

Festival nepalês homenageia cães por lealdade e amizade Festival nepalês homenageia cães por lealdade e amizade Festival nepalês homenageia cães por lealdade e amizade