A história do cãozinho que foi abandonado aos 20 anos por sua família

Imagine dedicar toda a sua vida a alguém e de repente essa pessoa lhe abandonar alegando que você está velho demais. Parece inacreditável de tão desumano, mas essa é uma realidade que acontece com muitos animais quando estão com uma idade mais avançada.

Foi isso que aconteceu, por exemplo, com Sonoma, um cocker spaniel de 20 anos, que devido a idade já está cego e surdo. Porém, todas estas características não foram o suficiente para que seus antigos donos mantivessem ele em um lar de amor. Pelo contrário, foi usando estes traços que a ex-família de Sonoma justificou o abandono do mesmo em um abrigo na Califórnia (EUA).

De acordo com a Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), a antiga tutora de Sonoma o deixou no abrigo público Carson Animal Shelter, onde ele teria poucas chances de viver por mais tempo. Pouco tempo depois, uma ONG especializada em cães idosos, soube da história deste pet e logo agiu para dar-lhe uma nova oportunidade de ser feliz.

A história do cãozinho que foi abandonado aos 20 anos por sua família

Foto: Reprodução/Frosted Faces Foundation

A saúde de Sonoma

Ainda segundo o Anda, o cocker spaniel foi resgatado pelo centro Frosted Faces Foundation, de San Diego. “Em qualquer idade, as únicas línguas que um cão conhecerá são o amor e uma grande lealdade”, diz a fundadora do grupo, Kelly Smíšek.

Após o resgate, Sonoma passou por diversos exames que mostraram infecções nos ouvidos, marcas na pele e uma úlcera no olho esquerdo. “Ele tem muitas marcas de pele e conseguiu chegar aos 20 anos. Talvez a única coisa de que precise, além do tratamento para seus olhos e ouvidos, seja um lar amoroso”, observa Smíšek.

Em busca de um novo lar

O centro já iniciou os tratamentos necessários para as inflamações nos ouvidos e a úlcera no olho já foi eliminada. Aos poucos Sonoma vai recuperando o ânimo, pois mesmo sendo idoso o cãozinho demonstra ser cheio de vida. “Os dias de Sonoma continuarão, seu coração será curado e seremos seus defensores. Agimos aonde a raiva encontra o amor”, finaliza a protetora.

Além disso, o Anda destaca que a  fundação se compromete em pagar todos os tratamentos necessários para o cocker spaniel pelo resto da vida, mesmo que ele seja adotado. Os esforços, no momento, são voltados para encontrar um lar de amor e felicidade para este idoso especial.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.