10 raças caninas que mais se parecem com lobos

Pesquisa procurou identificar quais raças mais se aproximam de seus ancestrais selvagens; confira


Todos os cães descendem de lobos ou de tipos caninos primitivos. Mas uma pesquisa feita através de análise de DNA procurou encontrar as raças que mais se aproximam dos seus ancestrais.

O estudo em questão incluiu 414 cães de 85 raças diferentes e os resultados pode ser surpreendentes. O site National Geographic (EUA) traz mais informações sobre o assunto, mas nós separamos algumas delas para você!

Chow chow

chow-chow

Fotos: Reprodução/ Portal i Heart Dogs

De todas as raças chinesas, o chow chow é o que mais se aproxima de seus ancestrais selvagens. Apesar de ainda ser bem diferente, a raça é geneticamente ancestral, e considerada uma das mais antigas ainda existentes. Eles possuem um temperamento um pouco primitivo, e são usados como guardas há mais de 150 anos a.C.

Malamute do Alasca

Dez raças caninas que mais se parecem com lobos

Essa grande raça do Norte foi desenvolvida para puxar os carrinhos do trenó, função utilizada até os dias de hoje. Com essa aparência, não é surpreendente descobrir que estes cães nativos do Alasca estão estritamente relacionados com os lobos.

Basenji

basenji

O basenji é um cão de pequeno à médio porte da África. Em congruência com outros cães selvagens e lobos, o Basenji é conhecido por, praticamente, uivar em vez de latir. Geneticamente, a raça é considerada antiga e intimamente ligada aos seus ancestrais.

Lhasa apso

lhasa-apso

O lhasa apso é conhecido por ser um cão de guarda entre os mosteiros budistas na sua terra natal, o Tibete. Os investigadores acreditam que se originou há cerca de 4 mil anos atrás, e sua composição genética prova que isso é verdade. Apesar de sua aparência, essa é uma das raças mais intimamente ligada aos lobos.

Shiba inu

shiba-inu

O shiba inu é uma das menores raças japonesas e é ainda uma das mais antigas. Era originalmente usado para a caça de coelhos e pássaros, mas hoje se tornou um cão de família. Os testes de DNA mostraram que é uma das mais antigas ainda vivas.

Akita inu

akita-inu

O akita inu é muitas vezes considerado a versão maior do shiba inu, e é um cão de guarda japonês. É uma raça muito antiga e geneticamente bastante similiar com seus ancestrais selvagens.

Samoieda

samoieda

Essa é uma raça bastante próxima dos seus ancestrais. Seu temperamento é social, mas ainda um pouco primitivo. Em sua terra natal ainda é usado para puxar trenós e pastoreio de renas.

Husky siberiano

husky-siberiano

Esta raça é proveniente do Norte da Sibéria, e sua aparência já garante sua relação com os lobos. Graças ao husky, muitas tribos nômades conseguiram sobreviver no ambiente frio e hostil do norte da Rússia.

Pequinês

pequinês

Esse cachorrinho vem da China, e apesar de sua aparência e temperamento, é uma das raças que menos divergem dos seus ancestrais. Tem sido adorado por membros do Palácio Imperial Chinês por séculos.

Saluki

saluki

O saluki é considerado como uma das raças domesticadas mais antigas, e é nativo do Oriente Médio. Geneticamente, é muito estritamente relacionado com os lobos.


Reportar erro