Lipoaspiração para cachorro

Você sabia que existe lipoaspiração para cachorros? Isso mesmo, existe sim! Mas calma, não se assuste!O que você pensa sobre isso? Bizarro? Ridículo? Crueldade? Ou uma coisa boa para a autoestima dos bichinhos? Calma, antes julgar e tirar as suas próprias conclusões, saiba que a lipoaspiração dos cachorros é bem diferente da lipo que nós estamos familiarizados, que os humanos fazem. Entenda melhor.

Como é a lipoaspiração para cachorros?

Diferentemente de como é para os humanos, a lipoaspiração em cachorros não possui como finalidade a estética. Essa cirurgia é feita para remoção de excesso de tecido gorduroso. Esse tecido gorduroso é chamado lipoma, e trata-se de um tumor benigno, que é muito comum se desenvolver em animais que já são bem velhos.

A cirurgia normal para esse lipoma é enorme e extremamente invasiva, resulta em mais de 30 pontos, é mais dolorosa e exige um pós-operatório muito longo – e nada disso é bom para o cachorro. A lipoaspiração, por sua vez, faz apenas uma pequena incisão (com uma agulha) e consegue tirar todo o lipoma, além de possuir um tempo de recuperação de apenas dois dias.

E a lipoaspiração remove mesmo os lipomas?

Lipoaspiração para cachorro

Foto: Reprodução

Se é um processo tão menos invasivo e com uma recuperação tão mais rápida que a cirurgia, muitas pessoas acabam ficando na dúvida se ele funcionaria tão bem quanto a cirurgia. Estudos feitos em 2011 com 20 cachorros que possuíam lipomas comprovaram de 96% desses lipomas foram removidos com sucesso. Essa taxa é bem alta, e por isso a lipoaspiração acaba sendo uma enorme vantagem e a melhor das opções, levando em consideração que é uma cirurgia de riscos bem menores para o cachorro – afinal, apenas cachorros de mais idade desenvolvem lipoma, e quando a idade é avançada, qualquer cirurgia torna-se perigosa. Anestesias muito fortes também têm se mostrado perigosas para cães muito velhos, e a anestesia exigida pela lipoaspiração é das mais leves do mercado.

E quanto custa essa lipoaspiração canina?

Em NorthView, uma clínica animal especializada em lipoaspiração canina que se localiza em Ohio, Estados Unidos, o preço pode variar entre US$ 850 e US$ 1.100 mil. Convertendo esses valores para o real, teríamos algo aproximado entre R$ 1.920 e R$ 2.480. É um preço caro, mas vale a pena quando se está em risco a saúde do seu companheiro – além de que os custos de uma cirurgia de grande porte como a de remoção de lipomas costumam ser bem caro também.