Treinamento doméstico do filhote

Confira algumas dicas de treinamento doméstico para os filhotes aprenderem onde fazer suas necessidades


Se você adotou um pet, deu um passo muito importante em sua vida e viverá momentos maravilhosos ao lado dele. É preciso, no entanto, estar munido de muita paciência, amor e carinho, pois o começo de sua vida pode ser um pouco trabalhosa quando se deseja ensinar locais corretos de fazer as necessidades, por exemplo. O treinamento pode, no entanto, ser bem sucedido e para isso iremos dar algumas dicas.

Treinamento doméstico do filhote

Foto: Reprodução

Mantenha os olhos bem abertos

Você precisa ficar de olho em seu cão o tempo inteiro quando ele for filhote para evitar que desenvolva maus hábitos, mas se isso não for possível, mantenha-o confinado em uma área segura e relativamente pequena, de forma a fazer com que passe quatro semanas consecutivas sem sujar a casa.

Horários de alimentação

É importante também que ele tenha horários para se alimentar, duas ou três vezes, sempre em horários regulares. Isso ajudará a calcular o horário em que ele deverá fazer as necessidades: sempre após as refeições e após os cochilos. Mas fique atento quando ele começar a farejar em volta: esse é o sinal que ele dá de que precisa aliviar suas necessidades, portanto é a hora certa de colocá-lo onde deve fazer xixi e cocô.

Recompensas e broncas

É preciso ter uma coisa em mente: acidentes acontecem. Quando colocar isso na cabeça, entenderá como é importante não punir o seu filhote quando fizer algo errado. O correto é recompensar o bom comportamento elogiando-o de forma discreta quando ele estiver fazendo as necessidades no local correto. Quando ele terminar, dê um petisco específico para filhotes como recompensa, mas imediatamente, pois assim ele associará o fato à recompensa.

Com essas pequenas dicas, vai ficar muito mais fácil educar o seu filhote. Mas lembre-se: eles irão errar várias vezes e, quanto mais novos forem, mais difícil vai ser conseguirem ficar a noite toda sem precisar urinar ou defecar. É preciso ter paciência e sempre elogiar muito quando fizer a coisa certa, pois ele vai aprender que será recompensado quando acertar e vai querer acertar sempre.

Se você criar o hábito de levar o seu filhote sempre depois que ele acordar de manhã, depois das sonecas, após a ingestão de água ou comida e antes de dormir no local correto para fazer suas necessidades, ele aprenderá rapidamente. A maioria dos cães, quando usado esse método, aprende antes de um mês onde devem ou não defecar e urinar.


Reportar erro