, ,

Quanta água meu filhote precisa tomar?

Uma parte muito importante para garantir a saúde e hidratação de seu filhote canino é manter sempre por perto um pote de água filtrada. A água tem papel fundamental no organismo de todos os seres vivos, e com os cachorros de forma alguma seria diferente. Sem a ajuda da água diversos processos metabólicos não iriam ocorrer, seu filhote ficaria desidratado e em questão de horas viria falecer.

Então, qual seria a quantidade de água ideal para cada cachorro? A resposta é fácil, um cachorro deve ingerir 30 ml de água para cada meio quilo do próprio peso, ou seja, se um filhote ou cão adulto pesa cerca de 10 quilos, então deve ingerir 600 ml de água por dia.

No entanto vale apena lembrar que esta medida pode variar conforme as atividades diárias do animal, como brincadeiras, corridas, passeios e até mesmo a temperatura do ambiente.

Cuidados básicos com o pote de água do cão

O cachorro necessita ter acesso fácil ao pote de água, sendo papel fundamental e básico de seu dono, providenciar água limpa e filtrada diariamente. O pote deve ser posicionado em local de fácil acesso, onde o animal saiba onde encontrar. Se você possui um filhote acostume-se em colocar o pote de água sempre em um determinado lugar (não fique trocando de local).

Outro fator importante é não colocar o pote de água em local que tenha sol, afinal o sol naturalmente irá aquecer a água trabalhando mais rápido na sua evaporação. Por isso posicione o pote sempre em local arejado e com sombra.

Quanta água meu filhote precisa tomar?

De quanto em quanto tempo devo trocar a água do cachorro?

O pote de água deve ser lavado diariamente com água e sabão de coco. Certifique-se sempre de que não tenha restado resíduos de sabão e assim coloque uma boa quantidade de água.

A água deve ser trocada no mínimo duas vezes por dia. Caso o cachorro tenha mania de sujar o pote de água, por exemplo, enfiando as patas dentro do pote, o dono precisa ficar atento e possivelmente trocar a água mais do que duas vezes ao dia.

A importância da água na vida do cachorro

A falta de água pode levar o filhote a desidratação, que pode levar a morte do cachorro. Caso seja um filhote, a desidratação pode ocorrer ainda mais rápido. Mais de 24 horas sem água caracteriza um caso de urgência e necessita de cuidados veterinários. Por isso fique sempre atento e mantenha o seu animal hidratado, com fácil acesso a água.