Quando posso sair com o filhote na rua?

Entenda como é feita a vacinação dos cães e quando poderá sair com seu cão filhote na rua


Muitos donos de cães de primeira viagem fazem esse questionamento: quando posso sair com meu filhote de cão ou de gato na rua? Assim como os bebês humanos, os cães e outros animais também precisam, nos primeiros meses de vida, de alguns cuidados especiais. Eles estão mais frágeis e, por isso, precisam estar longe de problemas de saúde.

A socialização é um passo importante na fase infantil dos cães filhotes, e isso gera ainda mais questionamento, pois deve ser começada assim que ele estiver protegido. Por isso também é importante saber quando pode-se sair com o filhote, e é para esclarecer esse questionamento que hoje escrevemos esse artigo.

Quando posso sair com o filhote na rua?

Foto: Reprodução

Como proteger seu cão?

Quando filhote, é preciso que você leve o seu cão em um veterinário com aproximadamente um mês de vida para que sejam definidas as doses de vermífugos por meio de exames clínicos, assim como o início do processo de vacinação. Este processo é muito importante para garantir a segurança do animal em quaisquer ambientes externos.

Vacinação

A vacinação, como citamos, é de extrema importância para manter seu cão protegido e, até que tenha recebido todas as vacinas necessárias nessa etapa de sua vida, é importante que o pet fique dentro de casa, sem entrar em contato direto com outros animais que saiam na rua.

Mas meu outro cão é vacinado! Ainda assim existe o problema, pois apesar de ele ser vacinado, pode entrar em contato com um determinado vírus e carrega-lo para dentro de casa, causando infecção ao filhote mesmo não contraindo a doença.

A vacinação é iniciada quando o cão entra em seu segundo mês de vida, devendo ser renovadas anualmente algumas delas, principalmente as que protegem contra as doenças mais perigosas como parvovirose, cinomose, raiva, giárdia, adenovirose, coronavirose, leptospirose, tosse dos canis, gepatite infecciosa e parainfluenza canina.

A polivalente, conhecida também como V10, é a vacina fundamental para os filhotes, pois protege contra 7 tipos de doenças específicas. Essa deve ser aplicada em três doses: com 60 dias de vida, 81 e 102, respectivamente. Existem ainda inúmeras outras vacinas e medicamentos que devem ser administrados aos cães filhotes antes que possam sair na rua.

O primeiro passeio

Após todos esses cuidados e a autorização do veterinário, você poderá levar o seu cão para passear sem correr riscos de contrair doenças que podem prejudicar a sua saúde e inclusive leva-lo a óbito. Com isso pode ser iniciado também o processo de socialização de seu cão, sempre com os cuidados de coleiras, placa de identificação e outros que garantirão a segurança de seu pet na rua.


Reportar erro