Como é o primeiro mês do cão em casa?

Os primeiros dias em casa costumam ser bem difíceis para o cão, pois ele está confuso, não sabe muito bem onde está, ou quem é você. Por isso existem uma série de cuidados que você pode ter para deixar essa transição mais fácil e gostosa para o seu cãozinho.

Cuidados antes de levar o cão para casa

Antes de levar o bichinho observe bem o lugar onde você pretende deixa-lo na maior parte do tempo. Observe se não bate muito sol por lá em algum horário do dia, se é ventilado, se o chão é fácil de limpar quando ele fizer suas necessidades (enquanto ainda não aprende qual o lugar certo).

Observe também se o local não possui fios soltos, escadas e outras coisas que possam machucar o filhote. Armazene os produtos químicos e produtos de higiene em lugares altos, e tire do alcance dele tapetes, meias, sapatos e objetos fáceis de quebrar.

Como é o primeiro mês do cão em casa?

Foto: Reprodução

Converse com o pessoal da casa e combinem logo qual será o nome do cãozinho (pois ele fica muito confuso quando o chamam por nomes diferentes), e combinem também uma lista das palavras utilizadas para dar os comandos. Por exemplo, ao invés de uma pessoa dizer “pare” e a outra “não faça isso”, é melhor combinar para todos dizerem uma coisa só, pois assim ele aprenderá o comando mais rápido.

Cuidados para o primeiro dia do cachorro em casa

Quando for buscar o cão, pergunte qual a marca da ração que ele comia e quais os horários de suas refeições e passeios, e tente deixar que ele permaneça na mesma rotina por alguns dias. A mudança de marca de ração deve ser feita gradativamente.

Assim que chegar em casa leve-o para o lugar onde ele deverá fazer as necessidades, e fique lá com ele por um tempo, para que ele se acostume e entenda que ali é o lugar certo para isso. Se ele começar a chorar quando ficar sozinho, não corra para confortá-lo. Ai invés disso, apenas o dê atenção por bons comportamentos, para evitar que ele fique muito mimado e chorando por qualquer coisa.

Passe algum tempo com ele tranquilo em casa antes de leva-lo para passear em parques, apresentar a estranhos, outros cães e crianças da vizinhança. Deixe que ele se acostume primeiro com sua casa e família. Ensine as crianças a brincar com o cão sem esmaga-lo ou apertá-lo demais.

Cuidados para o primeiro mês

Leve-o ao veterinário, verifique se todas as vacinas necessárias foram tomadas, e somente depois você pode leva-lo para passeios no parque, aulas de adestramento ou contato com outros cachorros. Seja paciente e compreensivo com o início do relacionamento, estabeleça uma rotina, dê recompensas por bons comportamentos e o ensine o que é e o que não é permitido para ele dentro da casa. Se por acaso ele começar a apresentar comportamentos que você achar estranho, peça ajuda a um veterinário ou a um adestrador.