Como amamentar cãezinhos órfãos?

Aprenda a preparar seus alimentos e como ajuda-los a ficarem fortes em suas primeiras semanas de vida


Após fazer um resgate, ou em caso de morte da mamãezinha dos cãezinhos, muitas pessoas ficam sem saber o que fazer ou como reagir. Por isso, hoje vamos falar sobre como cuidar de cãezinhos órfãos. O leite materno é rico em proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, minerais e água na quantidade exata que os animais recém nascidos precisam, sendo um alimento essencial e completo. Por isso, quando o animal fica órfão, são necessários cuidados a mais, pois eles podem ser acometidos pela desnutrição ou outras doenças.

Como amamentar cãezinhos órfãos?

Foto: Reprodução/internet

Qual leite devo oferecer a eles?

Existem duas formas de você alimentar os cães bebês que perderam a mãe: a primeira, é com as fórmulas prontas, que podem ser encontradas em pet shop, ou ainda a receita caseira de leite e papinha, que você pode preparar em casa. É essencial que um desses dois alimentos seja dado, pois só assim terão todos os nutrientes em quantidades e proporções específicas para o animal, de forma a mantê-lo saudável.

O leite de vaca não é ideal para cães, uma vez que possui menos gordura, cálcio e proteína do que o leite da cadela e, além disso, possui um nível altíssimo de lactose – o dobro do leite canino -, podendo causar diarreia. Pode acontecer ainda outro problema: alguns animais recusam-se a se alimentar de formas artificiais, por isso, mesmo que você opte por comprar as fórmulas prontas em pet shops, pode ser que precise preparar em casa.

Como alimentá-los?

A alimentação é feita de forma diferenciada em cada semana de vida dos filhotes conforme demonstrado na tabela abaixo

Idade do cão Frequência da mamada Dose diária/100g do filhote Papinha Ração
1ª semana Cada 2 horas 13 ml
2ª semana Cada 3 horas 17 ml
3ª semana Cada 3 horas 20 ml
4ª semana Cada 4 horas 22 ml Introdução gradativa
5ª semana 2 a 3 vezes ao dia 2 a 4 vezes ao dia

Durante suas três primeiras semanas de vida, os cãezinhos sentem dificuldade em defecar e urinar, por isso, sempre após a amamentação, passe um algodão embebido em água morna de forma leve e delicada na região genital para ajudá-lo com suas necessidades. Isso é feito pelas mães com lambidas, sempre após a amamentação.

O leite artificial pode ser armazenado em geladeira durante uma semana, sendo retirado sempre em pequenas quantidades que devem ser aquecidas a 40°C antes de serem utilizadas.

Preparando o mama em casa

Para preparar, você vai precisar de 800ml de leite integral, 200ml de creme de leite, 4 colheres de sopa de Calcigenol e 1 colher de sopa de Vitaminer líquido. Bata todos os ingredientes no liquidificador, formando uma mistura homogênea, e ofereça aos filhotes.


Reportar erro