Saiba como ensinar o cachorro a cantar

Existem diversas atividades novas que você pode ensinar ao seu cão, para educá-lo e para que vocês se divirtam juntos, estreitando o vínculo entre vocês. Um dos novos truques que você pode compartilhar com o seu melhor amigo de quatro patas é ensiná-lo a cantar. Isso mesmo! Os cães também podem cantar, e esta pode ser uma atividade muito divertida e não necessariamente barulhenta.

O meu cão pode mesmo cantar?

É realmente possível ensinar um cachorro a cantar, mas isso envolve um pouco de compromisso. Lembre-se que os cães possuem um ouvido muito mais sensível que o ouvido humano e, por isso, não exagere no volume da música. Sons muito altos podem irritar o animal e até feri-lo.

Para fazer com que o seu cãozinho, você pode lançar mão de diversos métodos.

Saiba como ensinar cachorro a cantar

Foto: Reprodução/ internet

Métodos para ensinar cachorro a cantar

Cantando sem palavras

Um dos métodos para ensinar o seu cachorro a cantar é olhá-lo e começar a cantar com uma voz estridente, sem palavras. Faça “la la la la” ou “ha ha há” de uma forma lírica, por exemplo. Continue fazendo isso até o seu cãozinho uivar junto.

Cantando com palavras

Caso você não tenha tido sucesso no método anterior, cante uma música com palavras. A dica é estender as notas e repetir palavras diferentes até que haja uma resposta por parte do animal. Se ainda não obtiver resposta, vá mudando o tom e repetindo as palavras.

Escutar um instrumento

Neste método de treinamento, o primeiro passo é fazer com que o seu cão dê um latido curto para um determinado sinal sonoro. Para isso, primeiramente ele deve ser acostumado ao instrumento escolhido. Lembre-se que não pode ser um que o assuste! Uma boa dica é usar um sino ou um tambor.

Quando seu cão latir, toque o instrumento, dando-lhe a ordem “cante”. Depois, dê uma recompensa a ele e, com o tempo, ele aprenderá.

O tutor deve reforçar que o animal de estimação está fazendo de uma maneira natural e correta e, ao finalizar o treinamento, ele será capaz de reconhecer o instrumento como uma ordem para latir ou uivar.

Com ajuda de outros cães

O truque de ensinar o seu cão a cantar será mais fácil caso você tenha outro cachorro que já tenha aprendido. Se for possível, inicie as sessões com o cachorro que já foi treinado junto daquele que você quer ensinar.

Também é importante reforçar o comportamento através de recompensas, pois assim ele entenderá a dinâmica mais facilmente.

Estimular o uivo

Se você não tiver um instrumento ou outro animal de estimação, pode tentar estimular o seu cão a uivar. Tente fazer isso com barulho ou fazendo caretas. Quando o seu cãozinho fizer muito barulho, aproveite e ordene para que ele cante. É importante fazer isso diversas vezes para que o animal associe a palavra com a ação.

Lembre-se de dar a recompensa merecida – guloseima, carinho, mimo – quando o seu cão conseguir uivar.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.