Vila chinesa celebra festival em que cães são carregados em tronos

Apesar da China ser conhecida como um dos países que se alimentam de carne de cães, não são em todos os lugares do país em que os cachorros são maltratados e servem de alimento.

Anualmente, no dia 12 de julho no calendário ocidental, o povo Miao da vila de Jiaobang, da província de Guizhou, celebram um festival que continua passando de geração para geração.

No Dog Carrying Day (dia do transporte de cães em tradução livre), eles vestem um cão com roupas de humanos e o colocam em uma especie de trono, onde ele é carregado por vários homens.

Esse tipo de “transporte” era originalmente destinado apenas para a realeza e nobreza anteriores ao século 19.

homens-carregando-cao-durante-festival-para-agradecer-os-caes

Fotos: Reprodução/ CCTV News

O festival tem como objetivo agradecer aos cães por terem ajudado os ancestrais do povo Miao a encontrar fontes de água.

Também tem como propósito lembrar que todos temos que ser gratos a tudo e que toda forma de vida é igual, não importa se é humano ou animal.

cao-sendo-carregado-em-trono
Apesar das boas intensões da comemoração, ela tem sido fortemente criticada acusada de crueldade contra os cães.

Alguns internautas chineses compararam o Dog Carrying Day ao controverso festival de carne de cachorro de Yulin, alegando que os cães pareciam desconfortáveis na situação em que estavam.

Com informações de People’s Daily