Saiba porque seu cão parece saber as horas

Os cães e outros animais possuem memórias implícitas, que são usadas para o aprendizado; descubra


Uma das perguntas que ainda causa bastante debate entre pesquisadores e especialistas em comportamento canino é: Por que meu cachorro parece saber que horas são? Talvez você já tenha observado que o seu cão parece antecipar determinadas situações rotineiras, tais como a volta à casa dos membros da família, a hora do passeio ou de comer etc.

Mas, por que isso ocorre? Seria a própria rotina que é absorvida pelo cachorro, a quantidade de luz em certa hora do dia ou existe qualquer outra explicação para a impressão de que o seu cão sabe a hora certa?

Saiba por que seu cão parece saber as horas

Foto: Reprodução/ Mirror

A memória dos cães

A memória de longo termo é dividida em duas categorias: memória implícita, que nos ajuda a praticar as tarefas que já repetimos por diversas vezes; e a memória declarativa, em que são guardadas as experiências e informações das nossas histórias de vida.

De acordo com o fisiólogo russo Pavlov, os cães e outros animais possuem memórias implícitas, que são usadas para o aprendizado tipo tentativa e erro e para as respostas condicionadas. No entanto, ainda existem dúvidas se os cães teriam a habilidade de lembrar fatos passados (memória declarativa).

Muitas evidências apontam que os cães têm lembranças de pessoas e eventos, mas ainda é desconhecido se eles possuem a capacidade de voltar ao tempo em suas mentes.

Os cães realmente sabem as horas?

Locky Stewart, diretor do Dognition, afirma que ainda não há evidências científicas, no entanto, algumas teorias poderiam explicar o comportamento dos cachorros em antecipar o horário da refeição e outros eventos.

Assim como a maioria dos mamíferos, os cachorros possuem ritmo circadiano, que é um período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. Esse ritmo diz aos cães quando devem dormir ou serem ativos, ou seja, uma reação corporal, e não mental, detectaria o horário. Se o cãozinho está acostumado a comer em determinado período, o seu organismo se acostuma e ele fica com fome naquela hora.

Outra explicação diz respeito à habilidade que os animais possuem de lerem sinais no ambiente, como a intensidade da luz, por exemplo. Alguns pesquisadores também sugerem que os cachorros usam o seu olfato para identificar o tempo que passou desde a ocorrência de certo evento. Após a saída do dono, o seu cheiro vai desaparecendo aos poucos e, se o horário é regular, o cão poderia ter relacionado a intensidade do cheiro do dono à hora que ele normalmente chega em casa.

Esta é uma questão que ainda não foi respondida definitivamente, mas, com a evolução das pesquisas acerca do comportamento canino, é possível que apareça uma solução em breve.


Reportar erro