Saiba como os cães enxergam o mundo

Sem dúvida você já deve ter se questionado sobre como os cães enxergam a vida, o mundo. Pois bem. Eles são capazes de ver as cores, contrariando algumas teorias populares, mas é bem verdade que não com tanta nitidez quanto o ser humano.

A diferença maior está no fato dos cachorros não conseguirem distinguir as cores como o homem consegue, sobretudo devido às cores não aparecerem de forma tão viva para a visão desses animais. Em contrapartida, no escuro os cães conseguem enxergar o ambiente e objetos em movimento muito mais que o ser humano.

Infância canina

Os cachorros sempre têm a sabedoria de que o ato de urinar deve ocorrer sempre em locais adequados, a exemplo dos cantos de paredes. Entretanto, não se espante se um filhote não agir assim. Isso ocorre em decorrência do cachorro, quando pequeno, ainda não conseguir controlar, de fato, a bexiga. Mas essa fase não demora muito, com um ano de idade um cão já está numa fase jovem, se assemelhando com um humano de 15 anos.

Por falar em idade canina, alguns aspectos são determinantes para que se possa estabelecer uma analogia entre o calendário de vida de um cão com o de um humano. Pelos na cor branca e/ou cinza no focinho, por exemplo, já indica que o animal deve estar na iminência de se tornar idoso. Mudança na cor dos dentes e até mesmo o surgimento de tártaro também são indicativos de que o cão já está na fase adulta.

Saiba como os cães enxergam o mundo

Saúde canina

A semelhança entre o universo canino e o humano também ocorre no âmbito da saúde. Doenças que assolam a raça humana também afetam esses animais, a exemplo da artrite, catarata, câncer, diabetes, depressão, além de problemas cardíacos, renais, entre outros.

Já a longevidade dos cachorros tem o tamanho e o peso do animal como fatores determinantes. Geralmente, os cães pequenos têm vida mais longa que os maiores. Normalmente, cachorros vivem entre 10 e 15 anos.

Quando filhotes, os cães passam quase 90% do tempo dormindo, o que faz parte do seu crescimento, para que o mesmo ocorra de forma saudável e sem complicações. Viu um cachorro comendo grama? Tenha certeza de que o mesmo pode estar com má digestão e/ou gases. Tal ingestão de grama força o vômito e/ou o alívio dos gases nesses animais, promovendo o alívio do problema.

Jornalista (MTB-PE: 5833), formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFavip/Wyden, com experiência em rádio, TV, impresso, web, assessoria de comunicação política e Marketing. Além da iHaa Network, já atuou no portal G1, no Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (na TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e portal NE10), e também no antigo Jornal Extra de Pernambuco.