Quantos filhotes pode ter um cão maltês

A quantidade de filhotes de um maltês pode variar conforme aspectos como o tamanho do cão e a idade da fêmea


O tempo de gestação das fêmeas caninas costuma ser de 60 dias, e a quantidade de filhotes pode variar de acordo com a raça dos cães.

Se você tem uma fêmea da raça maltês em casa e acha que chegou o momento de ela ter alguns filhotinhos, lembre-se que você deve se informar mais em relação à gestação.

No geral, a gravidez de uma cadela é um tema que gera preocupação, ansiedade e curiosidade. Você pode estar se perguntando o seguinte: “Quantos filhotes a minha maltês pode ter?”. Saiba mais neste artigo.

Quantos filhotes pode ter um cão maltês

Foto: depositphotos

A gestação de um maltês

Antes de pensar nos adoráveis filhotinhos de sua cadela, é recomendável que você se informe ao máximo a respeito da gestação e do parto. Especialistas aconselham que, para o cruzamento, os tutores aguardem que o macho da raça maltês atinja a maturidade plena.

As fêmeas costumam ter o primeiro cio a partir dos seis meses de idade, porém a maturidade é atingida a partir de um ano e meio. Recomenda-se que a procriação comece a partir da maturidade, ou seja, a partir de 1 ano e meio ou 2 anos de idade.

O cio da fêmea de maltês costuma durar entre duas e três semanas, sendo dividida em várias fases. Lembre-se que é importante conhecer com exatidão a ovulação da sua cachorrinha, principalmente se você tiver programado o cruzamento.

A primeira fase do cio é denominada proestro, momento do início do sangramento e inflamação da vulva; a seguinte fase é a ovulação, período ideal para o cruzamento.

A ovulação pode durar de poucos dias a quase duas semanas, sendo que os dias mais férteis costumam ser dos 9 aos 14 dias após o início do sangramento.

Os filhotes de um maltês

Voltando à pergunta inicial: quantos filhotinhos um cão maltês pode ter? Depende. Existem alguns fatores que condicionarão o número de filhotes que o seu maltês pode gestar, sendo que o normal para a raça é de, no mínimo 3 e, no máximo, 8 filhotes.

A quantidade de filhotes pode variar conforme alguns aspectos, como: tamanho do cão e idade da fêmea. Normalmente, a partir do quarto período de cio, a fertilidade da fêmea aumenta.

Outro fator que influencia o número de filhotes é o momento do cruzamento, pois a quantidade dependerá dos óvulos maduros que se desprendem, além do bom índice de fertilidade do macho.


Reportar erro