Por que os cachorros lambem seus donos?

A lambida dos animais pode ser uma forma de chamar atenção, carinho, submissão e eles também podem fazer isso por gostarem do sabor da nossa pele


Beijo já é bom, e quando ele vem de quem a gente gosta, é melhor ainda. Essa demonstração de afeto é usada não só pelos humanos, mas também pelos cães que ao lamberem os seus tutores demonstram todo o amor e a gratidão que eles sentem. Mas, quem acha que o pet usa a lambida só para indicar afeição aos seus donos, está enganado.

A lambida dos animais pode ser uma forma de chamar atenção, de demonstrar submissão e, em alguns casos, eles também podem fazer isso por gostarem do sabor da nossa pele. Entenda melhor o que significa esses “beijos” do cão em seus donos.

Motivos que estimulam as lambidas

Essa forma de carinho usada pelos cães, é instintivamente ligada à sua relação com a matilha. Ao nascerem, as mamães dos cachorros lambem seus corpos para limpar a placenta e para colocar o seu cheiro no filhote. Desta forma, os pequenos peludos ao se cheirarem perceberão que são da mesma família. Esse hábito percorre suas vidas, e ao lamberem outros de sua própria espécie estão indicando que gostam daquele cãozinho.

Lambidas como forma de atender chamados

Eles lambem o queixo de suas próprias mães, quando filhotes, pedindo alimento. Assim ainda o fazem, quando são adotados, desta vez com os papais humanos. Um cão ainda pode lamber o seu tutor para conseguir a atenção dele. Isso ocorre quando o pet já sabe que ao lamber o dono, ele vai responder a esse chamado. Se você, por algum motivo, não gosta das lambidas, busque não atender aos chamados do peludo. Caso contrário, você estará dando motivos para que ele continue usando essa técnica.

Porque os cachorros lambem seus donos?

Foto: Pixabay

Lambidas de boas-vindas

Se você é daqueles que passa um bom tempo fora de casa, chegando só no final do dia, vai saber muito bem o que é reencontrar o seu pet e receber dele uma série de lambidas de boas-vindas. Essa atitude comprova a relação de afeto que o cachorro tem com você e o quanto ele aprecia a sua volta para casa. Nesse momento, além dos “beijinhos”, o peludo aproveita para cheirar suas mãos e roupas no sentido de saber por onde você esteve.

Lambidas de reverência

Além disso, os cachorros gostam do sabor levemente salgado que a pele humana tem. Assim, fazem um carinho no seu dono e ainda aproveitam para saborear o gostinho que a nossa pele proporciona. Os cães podem lamber o dono como uma forma de reverência por ele ser o “manda-chuva” do pedaço.


Reportar erro