Por que os cães comem grama?

Entenda porquê isso acontece e descubra como isso pode ajudar a saúde do seu cãozinho


Você já deve ter visto seu cachorro, em algum momento da sua convivência com ele, comendo grama, certo? Hoje vamos explicar os motivos que fazem com que a grama torne-se um alimento atrativo para os cães.

Existem, na realidade, muitas razões para os cães se alimentarem da grama. Canídeos selvagens, como lobos e raposas, por exemplo, comem todos os tipos de animais e nessa seleção, acabam comento alguns animais herbívoros e, consequentemente, alimentam-se também da grama que está no intestino desses animais. Com isso, entendemos que a grama, na verdade, faz parte de sua dieta natural.

Por que os cães comem grama?

Foto: Reprodução

Mas eles gostam de grama?

É frequente, também, cães que vomitam logo depois de comerem a grama. Não se sabe com certeza se eles vomitam por comer a grama, ou comem a grama para poder vomitar, mas sempre a alimentação dos cães com a gramínea é relacionado a algo errado com seu estômago, como uma forma de medicação. Mas sim, cães gostam de comer grama e outros vegetais e por isso você não precisa se preocupar caso seu cão esteja procurando verduras, frutas e até mesmo a grama para alimentar-se.

Os benefícios

A grama e outras plantas, assim como as verduras em nossa alimentação, fazem bem para os animais, como uma forma de melhorar o processo digestivo. Isso acontece por a grama ser um alimento rico em fibra, que pode ajudar a eliminar tanto por meio das fezes como por meio de vômito algo que tenha comido e feito mal, causando irritação e rejeição. Isso acontece também com os gatos, que se alimentam de grama quando precisam expulsar algo do estômago. A grama também causa uma pequena irritação gástrica, que permite que eles eliminem o que realmente está fazendo mal, como citado acima, e sintam um alívio imediato.

Atenção!

Outra razão pela qual os cães comem grama é a falta de nutrientes que fazem com que eles se sintam fracos. Por isso, seu corpo emite um sinal que ativa seu instinto, algo semelhante com a nossa famosa “vontade de comer”, fazendo com que busquem outras fontes complementares de alimentos, como as gramíneas que ativam as enzimas para a produção de vitaminas A, E e K.

No entanto, muita atenção quando seu cão estiver comendo terra. Isso, ao contrário da grama, não é saudável, além de ser um sinal de que a alimentação de seu animal está fraca em sais minerais, e que seu corpo está pedindo por eles. Procure alterar a ração para uma que ofereça mais vitaminas e minerais, de forma a melhorar a qualidade de vida do seu cão.


Reportar erro