Os cachorros sorriem?

O sorriso dos cães é diferente de algumas espécies de animais. Soltam uma baforada, deixam a boca semiaberta e ficam ofegantes (sim, é desta forma que o cão estará sorrindo para você).

Um cachorro sorrindo se percebe quando eles deixam a boca semiaberta e geralmente este momento é acompanhado pelo balançar de seu rabo, mostrando alegria e felicidade, e principalmente, ao seu dono.

Agora, outra dúvida ainda persiste: Será que os cães são capazes de reconhecer e perceber situações de felicidade e, naturalmente, sorrir?

Inteligência e sentimento canino

Segundo pesquisadores, os cães conseguem diferenciar facilmente situações tensas de situações felizes.

Os cães também conseguem enxergar quando os seus donos estão em momentos de felicidade ou de grande alegria. Este estudo foi realizado através de fotos de seus donos, onde os cães conseguiam identificar as expressões faciais de seus donos e de pessoas desconhecidas.

Porém, quem tem cachorro sabe e pode se arriscar a dizer que o cachorro consegue identificar e diferenciar as situações que envolvem sentimentos, por exemplo:

– Vozes alteradas: os cães tendem a se esconder ou ficam agitados (latindo);
– Vozes brandas: os cães correspondem com carinho e fazendo festa.

Ambos os pontos mencionados acima não seriam indícios do reconhecimento de emoções? Acreditamos que sim!

Os cachorros sorriem?

Comprovando a veracidade do riso canino

Não apenas os cachorros, mas outros animais como os ratos e os chimpanzés emitem sons semelhantes aos da risada humana, e o fazem de fato, quando estão expostos a brincadeiras.

Através de alguns testes, os cientistas foram capazes de definir o “riso” com o prazer, chegando à conclusão de que quanto os cães são expostos a situações prazerosas, ficam mais relaxados e este sorriso canino traz uma sensação de satisfação.

O sorriso canino não é mito!

Agora você já sabe, pegue o seu cachorro e realize o teste, faça brincadeiras divertidas ou analise bem as expressões faciais do animal, quando o convidar para um passeio no parque.

O cão irá deixar a boca semiaberta, ficará ofegante, irá emitir latidos, abanar o rabinho e possivelmente sorrir de fato!

A questão principal é que o cachorro sorri por associar o riso ao prazer, mas não consegue distinguir a situação que leva a tal ato, como, por exemplo, ocorre entre os seres humanos, quando assistimos algo engraçado.

Cuidado! Nem todo mostrar de dentes canino é um sorriso

Os cachorros mostrarem os dentes (dependendo da situação) pode identificar um sinal de braveza. Fique atendo aos sinais emitidos pelo cachorro. Um cachorro que está rosnando, geralmente estica a cabeça e não balança o rabo, e possivelmente irá atacar.