Música para cachorros

Os cães, assim como os humanos, gostam de músicas, podendo ter, inclusive, um efeito calmante neles. A musicoterapia é uma técnica muito usada para tranquilizar os cães, além de entretê-los. Cada cachorro, no entanto, tem um interesse diferente para músicas, principalmente variando de acordo com o problema de saúde que apresenta.

Música para cães

A tendência humana que temos de nos projetar em nossos animais e assumir que gostam das mesmas coisas que nós não vale muito para a música. Pesquisas recentes mostraram que os animais também apreciam muito a melodia, mas ao contrário das músicas que nós, humanos, habitualmente escutamos, cada espécie de animal possui uma música específica que é familiar à eles. Estima-se, no entanto, segundo pesquisas, que 85% dos cães tenham o nível de estresse reduzido ao ouvirem música clássica.

Alguns aplicativos de música como o Spotify e o próprio YouTube têm listas de músicas específicas para acalmar cães, que podem ser baixadas e arquivadas em computadores, celulares e tablets. Seu cão é muito agitado? Que tal tentar?

Música para cachorros

Foto: Reprodução/ internet

Como relaxar cães com música

A tarefa de fazer com que seu cão fique tranquilo e relaxe, pode ser complicada caso ele seja hiperativo. Existem formas que ajudam a desestimular hábitos como o de mastigar os seus sapatos, por exemplo.

A música adequada para cães varia muito de acordo com o tamanho do cão: se você tem um cão de porte grande, como um labrador ou mastiff, por exemplo, o seu gosto musical pode ser bastante parecido com o dele. Cães maiores tem mais chance de gostar de músicas humanas do que os menores.

Segundo pesquisa da psicóloga Deborah Wells, os cães conseguem fazer a diferença entre diversos estilos musicais humanos, demonstrando comportamentos mais relaxados quando escutam música clássica e comportamentos mais agitados ao ouvirem o heavy metal.

É claro que isso vai variar muito, mas estamos falando de uma média e das tendências de uma forma geral, certo?

Beatles

Os Beatles, banda bastante famosa do rock, tem uma música chamada “A Day in the Life” que termina com o soar de um apito que possui uma frequência tão alta que pode ser ouvido somente por cães. A ideia foi de John Lennon, que apitou para que somente seu cão ouvisse. O som toca a 30 kHz, uma frequência muito alta – faixa de ultrassom – e somente pode ser ouvida por cães, e não por humanos. A música é essa: