Entenda por que antes de deitar alguns cães andam diversas vezes em círculo

Costume parece ser uma herança dos antepassados dos cães, porém, não há uma justificativa científica comprovada, mas sim algumas teorias que fazem sentido

Os humanos, antes de dormir, passam por alguns rituais, como arrumar a cama, trocar de roupa, apagar as luzes, entre outros. Assim como os homens, alguns cães também apresentam hábitos antes de se deitarem. O mais famoso deles é o ato de circular várias vezes no local onde se vai descansar. Na verdade, não há nenhuma justificativa científica que explique o porquê que isso ocorre. Todavia, teorias bem interessas – e que fazem sentido – já foram lançadas para tentar interpretar a lógica desses animais. O fato é que esse costume parece ser uma herança de seus antepassados.

Entenda por que antes de deitar alguns cães andam diversas vezes em círculo

Foto: Reprodução/ YouTube

Três possíveis explicações para o ato dos cães de circular antes de deitar

‘Amaciando a cama’

Antes de dividir o espaço com os humanos, os cães viviam de forma selvagem. Tinham que caçar para conseguirem comida e precisavam se defender dos perigos da noite. Nas florestas, sem abrigo, os cães costumavam circular antes de deitar para amaciar o local escolhido para o repouso, mas também para verificar se não haveria perigo na região, como cobras escondidas na grama. Assim, uma das hipóteses seria para garantir um mínimo de conforto e proteção durante a noite.

Hábito social

No passado, os cães selvagens não tinham tutores, eles acabavam vivendo em matilha. Nesse tipo de sociedade canina existia um líder, o qual todos obedeciam e seguiam seus passos. Uma segunda teoria é baseada nesse sistema de devoção ao líder do banho. Desta forma, ele ao escolher o espaço certo para se deitar, todos os demais cachorros deitavam ao seu redor. Era uma maneira de se manterem aquecidos e seguros de possíveis predadores.

Proteção de perigos

Essa justificativa afirma que os cães farejam enquanto circulam, pois desta forma consegue sentir pelo olfato a presença de algum inimigo ou predador. Dar voltinhas no local escolhido para passar a noite se torna uma forma de proteção contra ataques noturnos. Desta mesma forma, o cão consegue perceber qual a direção do vento e acaba virando a cabeça nesta mesma orientação. Isso se torna uma arma de defesa contra os inimigos, pois o cão que está dormindo acorda após sentir o cheiro do perigo trago pelo vento.