Curiosidades sobre o maltês

O maltês é certamente um cachorro bastante requisitado, principalmente para famílias que têm crianças em casa. É um cachorro de pequeno porte, ideal para se ter dentro de casa ou apartamento. O cão da raça maltês é também chamado de maltês terrier. É uma raça que adora fazer companhia e participar ativamente da família, costuma ter uma ótima convivência com pessoas e outros animais.

História do maltês

O pequeno maltês foi trazido a Ilha de Malta. Foi introduzido na ilha através de mercadores fenícios em torno do ano de 500 a.C. No entanto, Charles Darwin foi além da antiguidade desta raça, afirmando que o maltês existe desde o ano de 600 a.C.

Na região de Malta, o cão desta raça era adorado pela população local, tanto que a população construía túmulos para seus fiéis companheiros de vida. O governador de Malta era tão apaixonado pelo seu maltês (chamado Issa), que encomendou um poema e um retrato sobre o seu cachorro.

O cão foi enviado a Malta através de mercadores fenícios em uma região que ocorria muito comércio. Graças a este feito a raça pode se desenvolver sem se misturar com outras raças.

Existe uma teoria que diz que o maltês é descendente do terrier tibetano, que viajou do oriente até a Europa com as tribos nômades e ainda mais tarde, a destreza comercial dos fenícios veio a criar com entusiasmo a raça maltês.

Curiosidades sobre o maltês

• Coloração: branco com mechas leves;
  • Pelagem: longa, lisa e sedosa;
  • Expectativa de vida: 15 a 20 anos;
  • Olhos: grandes, redondos e escuros;
  • Nível de energia: médio;
  • Tamanho: de 21 a 25 cm;
  • Peso: de 3 a 5 kg.

Curiosidades sobre o temperamento do maltês

• Adapta-se facilmente ao dia a dia de seu dono;
  • É bastante afetivo e ativo com seu dono;
  • Possui comportamento tranquilo (excelente cão de companhia);
  • Adora crianças (no entanto, devido ao seu pequeno tamanho, as crianças devem ser supervisionadas para que não o machuquem);
  • Adora latir (late alto e agudo);
  • Ótimo cão de alarme;
  • Adora receber atenção de seu dono;
  • É um cão bastante sociável e se dá bem com outros cães.

Maltês e as atividades físicas

Procure uma atividade leve, seja realizando brincadeiras onde o cão se exercite ou caminhadas tranquilas ao menos três vezes por semana (saúde do animal agradece).

Cuidados com os pelos devem ser diários

O maltês com pelos longos, precisa de banho mensal e escovação diária. Se preferir a tosa ou os pelos menores, mantenha o banho mensal e ainda assim a escovação diária, evitando o aparecimento de nós e distribuindo adequadamente a oleosidade natural do animal em todo corpo.