Curiosidades sobre o Akita Inu

O cachorro da raça akita inu é um ótimo cão de guarda, além de ser um excelente companheiro para seu dono e família. É um cachorro de porte grande do tipo spitz (cães nórdicos ou cães do tipo primitivo), isto é, são capazes de viver em regiões de clima extremamente frio, em função da grande quantidade e tipo de pelagem, em conjunto com a sua típica cabeça forte.

O cão é de origem oriental (Japão), possui as orelhas triangulares (e eretas), sendo estas algumas das singulares características desta raça. Neste artigo vamos nos aprofundar e conhecer um pouco mais sobre algumas curiosidades do cão da raça akita inu, confira!

História da raça akita inu

O akita inu foi desenvolvido nas zonas noro-orientais do Japão para a prática da caça grossa, isto é, o cão era utilizado para caçar cervos e ursos. Era um animal de porte médio, com traços característicos de raças de cães do tipo spitz, sendo considerada uma das mais antigas raças nativas do Japão.

A partir do século 17, foram realizados cruzamentos, em raças como o tosa e mastiff, e os traços de spitz desapareceram. Durante a Segunda Guerra Mundial, todos os cães foram confiscados pela polícia, com exceção dos pastores alemães (utilizados para fins militares).

Alguns criadores cruzaram seus cães com pastores alemães para evitar o confisco de seus outros cães. O número de cães da raça akita foi reduzido, apresentando três tipos diferentes: akita matagi, akita de combate e o akita com pastor alemão.

O processo de restauração da raça foi realizado através de alguns criadores que realizaram diversos cruzamentos com o akita matagi para voltar às características do akita inu, com isso estabilizaram novamente a raça pura.

Curiosidades sobre o akita inu

• Soltam muito pelo: escove-os diariamente;
  • A raça troca de pelo 2 vezes por ano;
  • Filhotes de akita inu são cheios de energia: compre brinquedos;
  • Late pouco: se latir demais verifique se não há algo de errado;
  • Ótimos cães de guarda;
  • Quanto maior a qualidade da ração mais bonita será a pelagem do cão.

Comportamento da raça akita inu

O cão da raça akita inu é fiel ao seu dono e família. Possui um comportamento calmo, dócil e receptivo. É um cachorro territorial, corajoso, destemido e adora proteger o seu lar de pessoas e animais estranhos. É uma raça inteligente, obediente e é considerada a raça mais indicada para donos mais experientes (que saibam conquistar a confiança do cão, com disciplina, firmeza e tranquilidade).

Os cães desta raça quando adultos, de um modo geral, se mostram mais intolerantes em relação à adaptação com outros cães, principalmente os de mesmo sexo.

Dica: o proprietário do animal deve investir no adestramento do filhote, caso queira ter vários animais junto ao akita inu.

Características físicas

• Altura do macho: 67 cm;
  • Altura da fêmea: 61 cm;
  • Pelagem: pelo duro e sub pelo oleoso (resistente ao frio);
  • Cor marrom escuro;
  • Movimentos ágeis e precisos;
  • Focinho moderadamente comprido, forte, mais largo na raiz e trufa volumosa;
  • Testa larga;
  • Olhos pequenos em formato triangular;
  • Cabeça com tamanho proporcional ao corpo;
  • Orelhas grossas, triangulares, pequenas e pouco arredondadas nas pontas;
  • Cauda grossa, alta e enrolada sobre o dorso.