Como perder o medo de cachorros?

O medo de cachorro pode provocar nervosismo tanto no dono do cão quanto na visita. Saiba como acabar com medo de cães em crianças e adultos


Você já deve ter presenciado alguém sentir medo de cachorros, não é mesmo? Talvez até você mesmo já tenha sentido medo de ser mordido por um cão que não seja o seu. É comum que muitas pessoas tenham medo do animal, principalmente pelo receio de levarem uma mordida.

O medo de cachorro pode provocar nervosismo tanto no dono do cão, quanto na visita e, por este motivo, é necessário saber lidar com a situação. Se o seu animal de estimação for manso e tranquilo, procure tranquilizar a pessoa, mostrando como o cão é sossegado e não morde.

Medo de cachorros em crianças

O medo de animais é uma das fobias que podem ser desenvolvidas pelas crianças e, por isso, os pais podem socializar os pequenos com os cachorros aos poucos, de uma maneira natural, tranquila e segura. Uma dica é ir acostumando as crianças com cachorrinhos de pelúcia, além de idas ao pet shop, para que os pequenos tenham contato com os animais de uma maneira que não amedronte.

Os pais também devem ter o cuidado de não forçar que as crianças toquem no cachorro, pois a aproximação deve ser realizada de forma segura e o mais natural possível.

Como perder o medo de cachorros?

Foto: Reprodução/ internet

Quando os pais forem visitar uma casa que tenha um cãozinho, a dica é permanecer em um cômodo distante dele ou manter o filho no colo, para que ambos fiquem mais à vontade. Se o cão for brincalhão e pular na criança de maneira amigável, o resultado pode ser caótico! Por este motivo, nem sempre é verdade que as crianças que têm medo devem ter mais contato com os cães para perderem este sentimento. Quando o cãozinho se aproxima para brincar, a criança pode não entender a intenção do animal e ficar com mais medo ainda. Por isto, o melhor é deixar a criança completamente a vontade para se aproximar do cão quando estiver pronta, sem a pressão dos pais.

Outra dica para aproximar a criança do pet é usar um portão ou grade entre eles, pois a criança se sentirá mais segura e o seu medo vai diminuindo gradativamente.

Medo de cachorros em adultos

Existem muitas variações de intensidade dos medos, mas a cinofobia (medo de cães) pode ser diagnosticada por um profissional da área comportamental, como psicólogo, psicanalista ou psiquiatra. Alguns adultos têm medo de cães por possuírem síndrome do pânico ou outros diagnósticos que necessitam de ajuda profissional. Apenas um especialista pode analisar a situação e buscar um tratamento adequado para cada caso.

Para superar o medo, o adulto também deve tentar identificar a origem do sentimento, o que pode ser feito por meio das lembranças do passado. Além de buscar ajuda profissional, outra dica é tentar pesquisar as raças dos cachorros, conhecer mais a respeito do temperamento dos animais e tentar ir se acostumando aos poucos com a presença deles.


Reportar erro