Canicross – Conheça o esporte canino e como participar

Um esporte canino que está se tornando febre em diversos lugares do mundo


Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é essencial, não só para nós, pessoas, mas também para nossos queridos cães. Mas você sabia que existem esportes para eles, assim como existem para nós? Conheça o Canicross, o esporte que está virando febre entre os nossos amigos cães.

O que é?

Canicross, ainda meio desconhecido entre os brasileiros, é um esporte canino que surgiu no início da década de 90 no Reino Unido. Cada dia mais popular, o esporte foi desenvolvido como uma forma de treinamento para os cães que são usados para tração ou mover trenós e, aos poucos, foi se tornando uma atividade carregada de diversão, tanto para os cães como para os donos. A atividade é como se fosse uma espécie de trekking para os cães.

Canicross

Foto: Reprodução

Como praticar?

Para a prática você precisa, essencialmente, de um cinto para o condutor – conhecido como waist belt -, um colete de tração para o cão – running harness – e uma corda elástica para conectar os dois parceiros.

A prática acontece principalmente em ambientes de terreno irregular e trilhas. Pode ser feita com mais de um cachorro por condutor, portanto se você tiver dois cães, não se preocupe: leve todos e divirtam-se!

Durante a corrida, o cão fica na frente do corredor, que compete com as mãos livres, mas precisa atentar o tempo todo para o caso de ter que jogar o corpo para trás no caso de reduzir o ritmo do animal e lhe dar comandos de esquerda ou direita seguindo o percurso.

Meu cão é de pequeno porte, podemos praticar Canicross?

Podem sim! Não existem restrições quanto à raças ou tamanho dos cães, mas sim na idade do animal. É importante que ele tenha mais de um ano de vida e atenção: você e seu pet devem fazer exames médicos para garantir que os dois contam com condições de saúde apropriadas para a prática de exercícios, certo? Não vamos querer que você ou seu amigão passem por problemas!

Campeonatos

No ano de 2002 aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de Canicross em Ravena, na Itália. Não existe limite máximo de faixa etária para os praticantes, apenas mínima: para os cães, como já explicamos acima, a idade mínima é de um ano, e para os donos, 7 anos. As categorias durante os campeonatos são divididas entre idades e sexo feminino ou masculino.

A melhor notícia é que não precisa pedigree para participação dos cães, como a maioria dos campeonatos exigem, por isso você pode levar seu amigo vira-lata também para participar.

Dicas para a prática

O esporte trabalha com todos os músculos do corpo dos participantes, tanto animal quanto pessoa e, por isso, traz muitos benefícios para a saúde. É importante, no entanto, que você mantenha a saúde de seu cão em ordem. Para isso, realize exames para verificar tanto as suas condições físicas e de saúde quanto as de seu amigão. É importante também, por parte dos dois, o consumo de água fresca antes, durante e depois da competição. Antes da prática, evite alimentar o seu cão, nem logo em seguida, para evitar problemas de digestão.

Procure iniciar a prática sempre com pequenas corridas por um curto período de tempo e pequenos espaços, aumentando aos poucos o ritmo e as distâncias. Pratique o esporte em áreas de terra e verde, mas se quiser treinar em ambientes de asfalto ou calçada, evite fazer isso por muito tempo, pois a temperatura absorvida pelo solo pode fazer mal e queimar as patinhas do seu cão. Agora que você já sabe tudo sobre o esporte, que tal começar?


Reportar erro